Browsing by Author "Caldas, Ana Rita Rodrigues"
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- A influência das redes sociais na intenção de compra de alimentos dirigidos a atletasPublication . Caldas, Ana Rita Rodrigues; Mendonça, Pedro Bruno Mendonça da; Lopes, Isabel Cristina da SilvaNos últimos anos, verificou-se um aumento significativo na preocupação dos consumidores com a sua saúde e aparência física, levando muitos a procurar uma mudança no seu estilo de vida através da prática regular de exercício físico. Consequentemente, essa preocupação crescente resultou no aumento da procura por alimentos dirigidos a atletas, nomeadamente, alimentos mais saudáveis e suplementos alimentares. Perante este cenário, as empresas que se encontram inseridas neste mercado, adaptaram-se às mudanças e começaram a considerar a saúde dos consumidores nas suas estratégias de marketing e na produção dos seus produtos, consolidando-se como marcas de referência. O presente estudo tem como principal objetivo examinar o impacto do marketing digital nas redes sociais sobre o comportamento dos consumidores na intenção de compra dos consumidores portugueses de alimentos dirigidos a atletas, analisando o efeito das seguintes variáveis: influência das redes sociais de alimentos dirigidos a atletas e envolvimento do consumidor. Para o efeito, realizou-se uma revisão de literatura e, com base na mesma, foi desenvolvido um modelo conceptual e procedeu-se à elaboração das hipóteses de investigação. Propõe-se uma abordagem metodológica quantitativa, na qual os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário estruturado que obteve 248 respostas e analisados utilizando a Análise Fatorial Confirmatória (AFC). Os resultados obtidos indicaram um excelente ajustamento do modelo teórico proposto, demonstrando uma elevada validade convergente e discriminante dos construtos avaliados. Os resultados permitiram, ainda, concluir que a influência das redes sociais tem efeitos positivos e significativos no envolvimento dos consumidores com a marca, influenciando, também, de forma positiva a intenção de compra de alimentos dirigidos a atletas. Para além disso, os resultados revelaram também o efeito mediador do engagement, na ligação entre a influência das redes sociais de alimentos dirigidos a atletas e a intenção de compra dos mesmos.