Browsing by Author "Brito, Clara Maria de Sousa"
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- Empreendedorismo jovem em Portugal: Motivações e dificuldadesPublication . Brito, Clara Maria de Sousa; Bernardino, Susana Jacinta QueirósO empreendedorismo assume uma importância económica e social cada vez mais maior na sociedade. O empreendedorismo é relevante para diferentes grupos da população, de onde se destaca os grupos mais jovens, em virtude do potencial que este representa em termos de emprego e capacidade de desenvolvimento de novas ideias. Por isso motivo, importará compreender a atividade empreendedora dos jovens em Portugal, quais as motivações que os levam a empreender e as principais dificuldades sentidas na implementação de um novo negócio. Importará ainda analisar em que medida as suas perceções relativamente à criação de um novo negócio são ou não semelhantes à evidenciada por outros empreendedores posicionados noutras faixas etárias. Para dar resposta a estes objetivos de investigação o estudo empírico adota uma metodologia de natureza quantitativa. Para tal é realizado um inquérito por questionário, on-line, a pessoas que tenham criado o seu próprio negócio em diferentes faixas etárias, de modo a ser possível efetuar-se um estudo comparativo entre os dois grupos de empreendedores (jovens e não jovens) Os resultados obtidos indicam que independência pessoal e profissional e o desejo de criação de algo próprio são apontadas como as principais motivações para a criação de um novo negócio pelos empreendedores jovens. Já no que toca às dificuldades, foram apontadas como de mais elevada importância, os problemas ligados à vertente financeira e à falta de informação. Após realizada a comparação entre empreendedores jovens e não jovens, chegou-se à conclusão que as diferenças entre ambos são escassas. Existem diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos apenas, no que concerne a duas dificuldades específicas: a falta de formação específica na área empresarial e de gestão, a falta de aconselhamento e o apoio especializado. Existe ainda uma componente principal referente às motivações na qual se identificou diferenças estatísticas significativas, as condições profissionais e pessoais.