Browsing by Author "Bolsoni, Weslley Michel da Silva"
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- Análise exploratória de desempenho de comunicação no Facebook: estudo de caso do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Campus Colorado do Oeste-ROPublication . Bolsoni, Weslley Michel da Silva; Oliveira, Luciana Gomes deA educação está inserida no contexto social e à medida que a sociedade evolui, promove alterações na dinâmica educacional. No contexto atual das evoluções, no campo da educação-comunicação-tecnologia, nota-se que as redes sociais estão crescendo de maneira vertiginosa no Brasil. Nesse sentido verifica-se que as práticas de comunicação institucional no Facebook, tornaram-se objeto de estudo cada vez mais frequente em trabalhos acadêmicos. O objetivo da presente dissertação pauta-se pela análise de desempenho de comunicação no Facebook: estudo de caso do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Colorado do Oeste – RO. Contém elementos que apoiam sua classificação como estudo de caso, pois considera a experiência da instituição. Recorre-se a pesquisa documental, a qual tem como propósito retratar a temática em estudo. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, de natureza mista, suportada pela análise de documentação institucional e de dados quantitativos não tratados, fornecidos pela instituição. Foram analisados documentos internos da instituição, relacionados a política de comunicação social do IFRO Campus Colorado do Oeste tais como: Resoluções, Relatórios, Leis, Decretos, Portarias e demais registros que foram fornecidos pela Coordenação de Comunicação. A categorização dos conteúdos postados, se deu a partir do modelo apresentado por Oliveira & Figueira (2015). As análises revelaram que a rede social Facebook possui grande alcance de público. O potencial do Facebook na comunicação do IFRO com o público reside na forma de apresentar aos usuários conteúdos considerados essenciais no Plano de Desenvolvimento Institucional, principalmente nas áreas temáticas da Educação, Pesquisa e Sociedade. Nesse sentido, os resultados evidenciam o que se configura como canal eficiente para a comunicação com os públicos institucionais, por meio da interação virtual instantânea e reveste-se de importância sumária na comunicação dialógica entre alunos, alunos potenciais e instituição.