Browsing by Author "Bayam, Mariana Cabral Lisboa e Rego"
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- À descoberta da voz interiorPublication . Bayam, Mariana Cabral Lisboa e Rego; Maia-Lima, CláudiaO presente Relatório de Estágio (RE) foi realizado no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. O relatório em evidência – documento que confere a habilitação à docência nas áreas referidas – surge de forma a espelhar o percurso traçado pela mestranda no decorrer da PES, ao longo de nove meses pautados por momentos de observação, cooperação, planificação, implementação, reflexão e investigação. Deste modo e após a explicitação dos objetivos do RE, emerge um construto de pressupostos teóricos e legais, onde se destacam a dimensão académica e a dimensão profissional, de maneira a fundamentar as práticas docentes promovidas. Num momento posterior, expõe-se a caracterização detalhada dos contextos educativos onde sucedeu a PES, nos 1º e 2º CEB, seguida pela apresentação de algumas intervenções realizadas pela mestranda nos ciclos de ensino em questão. Ademais, surge uma componente de caráter investigativo, seguindo um modelo de artigo científico, desenvolvida com o intuito de estudar as perceções que os professores possuem em relação ao papel do erro dentro da sala de aula. Esta investigação constitui, assim, um estudo cujo público-alvo foram os professores do ensino obrigatório. Os resultados obtidos apontam para uma visão favorável para a aprendizagem face aos erros espontâneos, mas algumas reservas quanto à utilização de erros intencionais. Salienta-se que, durante a PES, a mestranda procurou conhecer profundamente as turmas com as quais contactou, bem como as suas necessidades, por forma a adaptar as suas práticas educativas da forma mais adequada possível. Como tal, importa mencionar que as atividades desenvolvidas foram conjeturadas sob uma perspetiva de ensino construtivista, para que os alunos se tornassem agentes ativos na construção dos seus conhecimentos.