Browsing by Author "Batista, Rosimeire Fernandes Ferreira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Egressos (alumni) dos cursos Técnicos Integrados do Ensino Médio do IFRO Câmpus Ji-Paraná (2013 a 2018): formação, empregabilidade e acompanhamentoPublication . Batista, Rosimeire Fernandes Ferreira; Sousa, Isabel Maria de Ardions Braz deEste estudo trata-se de uma pesquisa realizada no IFRO Câmpus Ji-Paraná, uma instituição de ensino que faz parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) do Brasil. Essa instituição galgou notável posicionamento em sua região geográfica e, já ofertou formação profissional técnica de nível médio a mais que 1000 de cursos integrados ao ensino médio. Esses alunos formados são chamados de egressos (alumni). Destarte é de grande relevância saber quem são esses egressos no que se refere a sua inserção na sociedade, seja dando seguimento a seus estudos, seja ingressando ao mercado de trabalho. No Brasil, ainda há carência de avaliações de resultados da Eduçação Profissional Tecnológica, principalmente, a de nível médio. E o acompanhamento de egressos por instituições de ensino, ainda é um desafio no Brasil. Nesse sentido, apresenta-se essa investigação que se caracteriza como um estudo de caso, exploratória e descritiva, de natureza qualitativa e quantitativa que buscou analisar a perceção dos egressos do IFRO Câmpus Ji-Paraná relativa a formação que receberam, seguimento a estudos e profissão, bem como quanto ao relacionamento com a instituição. Buscou-se também as perceções por parte da instituição quanto ao egresso e seu acompanhamento. Além de análise documental, para consecução da pesquisa, participaram 4 gestores como respondentes a entrevista e 465 egressos como respondentes a questionário. Os resultados obtidos permitiram delinear, o perfil dos egressos dos cursos, quanto a formação acadêmica e atividade profissional, bem como inferir sobre as perceções tanto do egresso quanto da instituição sobre o tema em questão. Além disso, a partir dos resultados constatou-se que na instituição existe um relevante encaminhamento formalizado para o acompanhamento de egressos em termos documentais, todavia há carências de melhorias quanto a efetiva implementações das ações previstas para serem desenvolvidas no acompanhamento de egressos, o que pode trazer benefícios para o IFRO Câmpus Ji-Paraná e para seus egressos (alumni).
