Browsing by Author "Bastos, Mariana"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Influência da publicidade e de outros fatores no consumo de produtos cosméticos e de higiene corporalPublication . Bastos, Mariana; Correia, PatríciaO consumo e variedade de Produtos Cosméticos e de Higiene Corporal tem vindo a aumentar ao longo dos anos. A publicidade é um dos fatores que tem influência na decisão de compra dos consumidores acompanhada por outros fatores por exemplo fatores culturais ou sociais, fatores socioeconómicos, entre outros. Identificar quais os fatores que interferem na decisão de compra dos consumidores e relacionar os tipos de Produtos Cosméticos e de Higiene Corporal mais publicitados com os mais utilizados na região norte de Portugal continental. Realizou-se um estudo observacional e descritivo através da recolha de anúncios televisivos durante 7 dias em cada estação do ano, tendo em conta: a estação televisiva, o período do dia, o tipo de produto, a marca e o número de vezes que o anúncio era publicitado. O tratamento estatístico dos dados foi realizado através do software SPSS® utilizando o teste do Chi-quadrado da independência e o teste exato de Fisher. A qualidade e o preço são os principais fatores que os inquiridos têm em conta na decisão de compra, seguido da marca, recomendação por algum amigo ou familiar e por último, a publicidade. Agruparam-se os diferentes tipos de produtos em categorias: produtos de limpeza e embelezamento facial, limpeza e cuidado capilar, limpeza e cuidado corporal e higiene e cuidado dentário. Dos produtos publicitados destaca-se o creme facial, a pasta de dentes, o champô e o desodorizante como os principais produtos publicitados assim como as marcas M1, M11, M21, M23 como as mais publicitadas. Estes dados são compatíveis com os dados recolhidos através do questionário A, uma vez que os PCHC mais publicitados correspondem às principais escolhas dos consumidores de utilização de PCHC. Destaca-se um maior número de anúncios publicitários nos canais privados, uma vez que as obrigações dos canais públicos são diferentes. Nos dias da semana, teve-se em conta os dias úteis serem mais do que os dias de fim de semana e como tal calculou-se a média dos produtos publicitados em ambas as categorias, destacando o fim de semana. Por último, a sazonalidade. Os produtos de limpeza e embelezamento facial e os produtos de limpeza e cuidado corporal são maioritariamente publicitados no Verão. Este aumento de publicidade pode justificar-se pelo facto de as pessoas terem mais cuidados na altura do verão uma vez que estão mais expostas ao sol. Os produtos de higiene e cuidado dentário assim como os produtos de limpeza e cuidado capilar são mais publicitados no Outono. Neste estudo destaca-se o preço e a qualidade como os fatores chave na decisão de compra de Produtos Cosméticos e de Higiene Corporal. A publicidade é um dos vários fatores que influenciam a decisão de compra, no entanto, não é o que tem maior impacto.
- Padrões de consumo de produtos cosméticos e de higiene corporal da população da região norte de Portugal continentalPublication . Bastos, Mariana; Correia, PatríciaA pele é caracterizada como o maior órgão do corpo humano. Os Produtos Cosméticos e de Higiene Corporal surgem com o intuito de evitar a acumulação de resíduos e agentes patogénicos na pele, bem como de manter as suas propriedades e funções. Estes encontram-se disponíveis no mercado sob diversos formatos e com diferentes utilizações. Caracterizar os padrões de consumo de utilização de Produtos Cosméticos e de Higiene Corporal na população da região norte de Portugal continental. Realizou-se um estudo observacional, descritivo e transversal. A informação foi recolhida através da aplicação de dois questionários online adaptados de questionários existentes, a uma amostra representativa de 385 pessoas. Em ambos os questionários, os produtos analisados foram produtos de higiene facial, corporal e dentária e, produtos de cuidado facial e corporal. Foram incluídos, na amostra, indivíduos que pertençam à região norte de Portugal e utilizem Produtos Cosméticos e de Higiene Corporal. Ambos os questionários foram realizados de forma anónima e a informação foi tratada através do software SPSS®e Microsoft Excel®. Obtiveram-se 322 questionários válidos dos quais 75 respondidos por homens e 247 respondidos por mulheres. Quase 70% dos inquiridos gasta menos de 50 euros mensais nestes produtos. Existe compatibilidade destes dados com os dados sociodemográficos, uma vez que grande parte da amostra é constituída por jovens trabalhadores e estudantes. Os produtos de higiene dentária, higiene capilar, de limpeza corporal são utilizados pela totalidade dos inquiridos, à exceção do desodorizante que é utilizado apenas por 97,2%. A utilização destes produtos é superior nas mulheres e nos jovens adultos. Grande parte dos inquiridos referiu ter a pele mista ou normal, destacando a utilização de creme hidratante. Mais de metade dos inquiridos utiliza creme corporal, gel de banho, desodorizante em formato roll-on, pasta de dentes e champô. As marcas mais referidas são a M1, M11, M21 e M23. Estes dados vão aoencontro dos gastos mensais dos inquiridos uma vez que são marcas encontradas em supermercados. Outros produtos utilizados pelos inquiridos são o creme de mãos, o batom hidratante e o bálsamo labial. Relativamente ao questionário B, dos 322 indivíduos, obtiveram-se 48 respostas maioritariamente femininas. Os produtos com maior quantidade e frequência de utilização correspondem ao creme corporal (8,4g), colutório (10g), produtos de higiene corporal (7,9g), creme facial, produtos de higiene corporal, desodorizante e produtos de higiene oral. É necessário ter uma base de dados de consumo, preferências e exposição suficientemente grande e precisa para que seja possível obter dados de exposição o mais específicos possível.
- Riscos de exposição associados à utilização de produtos cosméticos e de higiene corporalPublication . Bastos, Mariana; Correia, PatríciaDesde há milhares de anos que a utilização de Produtos Cosméticos e de Higiene Corporal faz parte da rotina diária dos indivíduos. Apesar de todos os benefícios que oferecem, o contacto contínuo pode ter alguns efeitos negativos nos seres humanos, tendo em conta as substâncias que os constituem. Ainda que, estas se encontrem dentro dos valores permitidos, a utilização simultânea de diferentes produtos coloca em risco a sua correta utilização provocando consequentemente efeitos indesejáveis. Os efeitos adversos devem ser notificados às autoridades competentes, permitindo a evolução da cosmetovigilância e garantindo a segurança dos consumidores. Identificar quais os riscos aos quais os consumidores estão expostos aquando da utilização de Produtos Cosméticos e de Higiene Corporal e quais as substâncias que se destacam. Foi realizada uma revisão bibliográfica através das bases de dados Science Direct e Pubmed, com as palavras chaves “cosmetic products”; “personal care products”; “exposure risk”; “risk assessment”; “heavy metal”; “phtalate”; “fragance”, “triclosan”; “paraben”; “UV filter”; e “cosmetovigilance”. As fontes selecionadas encontravam-se redigidas em língua português, espanhola e inglês com data de publicação posterior a 2010. Os conservantes, os metais pesados, as fragrâncias e os filtros solares destacam-se por serem comummente utilizados em Produtos Cosméticos e de Higiene Corporal, causando reações adversas quando aplicados diretamente na pele e, consequentemente exposição sistémica provocando alterações reações alérgicas, perturbações endócrinas, neurotoxicidade, alterações cognitivas, entre outras. As fragrâncias são consideradas a segunda causa mais frequente de sensibilização da pele e dermatite de contacto alérgica bem como irritações respiratórias. Os conservantes (os ftalatos, os parabenos e o triclosan) podem provocar toxicidade reprodutiva e de desenvolvimento, efeitos carcinogénicos e neurocomportamentais, problemas respiratórios, respostas inflamatórias da pele, desregulações endócrinas e desregulaçõesdo sistema reprodutor. Os filtros ultravioleta provocam reações locais e sistémicas como dermatites de contacto e alterações mutagénicas e estrogénicas. Os metais pesados provocam desregulações endócrinas, cancro, doenças respiratórias e até mesmo deficiência intelectual. No entanto, os efeitos adversos são diversos para cada metal pesado.Conclusão:Apesar dos efeitos adversos provocados pelas diversas substâncias, a legislação implementada contribui para a obtenção de Produtos Cosméticos e de Higiene Corporal seguros, diminuindo as reações adversas associadas à sua utilização.
