Browsing by Author "Barros, Mariana Silva"
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- As práticas pedagógicas docentes direcionadas a um Currículo emancipatório na Educação de jovens e adultosPublication . Barros, Mariana Silva; Múrias, SóniaEste estudo trata do desenvolvimento das práticas pedagógicas docentes direcionadas a um currículo emancipatório na Educação de Jovens e Adultos dos alunos do 2º EJA-1, da Escola Estadual de Ensino Médio Deputado Raimundo Ribeiro de Souza do município de Tucuruí-Pará, analisando a dinâmica da gestão escolar para sua implantação no currículo escolar, numa perspectiva de educar para cidadania, com ênfase na matriz curricular. O objetivo é avaliar a importância da construção de um currículo emancipatório na EJA e avaliando sua contribuição nas práticas pedagógicas docentes no processo de ensino, com foco na educação do cidadão crítico, solidário e autônomo. A pesquisa é fundamentada na teoria de Paulo Freire (2011), Moacir Gadotti (2008), Henry Giroux (1986), complementado pelas contribuições de Celso Antunes (1999) e Hargreaves (1998) no campo das características e formação vincular. Com os estudos dos autores como Heloisa Luck (2008) e Marconi (2011), esta pesquisa construiu um legado epistêmico para sustentar a concepção teórica da pesquisa. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. O instrumento utilizado foi o questionário aplicado a uma amostra de 25 participantes da turma no ano letivo de 2015. Os resultados desta pesquisa verificam que os participantes desenvolvem através de um projeto curricular diversificado mecanismos intelectuais individuais que estão sempre evoluindo e em permanente funcionamento, desencadeando diferentes respostas que visam a valorizar os estudantes do EJA que não tiveram acesso ou possibilidade de estudos na faixa etária regular. Essa estratégia metodológica desperta atitudes destes alunos, como: autoestima, criticidade, amor próprio, autoconfiança, capacidade de relacionar várias áreas do conhecimento. A partir da dinâmica da relação professor-aluno com aval de uma gestão flexível e um currículo integrado, foram fortalecidos os vínculos que podem se configurar como artifícios positivos, melhorando o processo de ensino-aprendizagem. A partir desses resultados, a pesquisa constatou que o currículo emancipatório da EJA é relevante, uma vez integrada a uma gestão flexível, um planejamento contemplando a diversidade cultural dos protagonistas da EJA e, a participação sistemática dos docentes que atuam, na construção cognitiva, social, econômica e política desses, refletindo de forma positiva na diminuição da evasão escolar e no interesse por parte dos professores de novas práticas pedagógicas nas diversas áreas do conhecimento da EEEM Deputado Raimundo Ribeiro de Souza.
