Browsing by Author "Barbosa, Reinaldo SIlva"
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- O Programa Nacional de Assistência Estudantil: um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá/Bela VistaPublication . Barbosa, Reinaldo SIlva; Gonçalves, Paulo Jorge Pinheiro; Oliveira, Luciana Gomes deContextualização - O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) foi criado com a finalidade de democratizar o acesso e ampliar as condições de permanência e êxito dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras. Objetivo geral - Analisar a implementação do Programa de Assistência Estudantil (PAE) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) - Campus Cuiabá/Bela Vista, período 2014 – 2018, em relação ao PNAES. Metodologia – Estudo de caso e pesquisa descritiva, de corte transversal, com triangulação metodológica, com recurso a amostras de conveniência, com estudantes e técnicos servidores da Comissão de Permanente de Assistência Estudantil do IFMT - Campus Cuiabá/Bela Vista (CPAE), como unidade de análise. Resultados - A investigação demostrou que a implementação do PAE no IFMT-Campus Cuiabá/Bela Vista é fundamental para a permanência e êxito dos beneficiados e promoção da inclusão social. Concluímos ainda que as verbas não são suficientes para a demanda, além da burocracia excessiva no processo de seleção, atrasos nos pagamentos e ausência de ferramentas tecnológicas, para avaliar e medir o desempenho do PAE. Limitações/Implicações – Os resultados obtidos precisam ser analisados com cautela, em termos da sua generalização e inexistência de uma base de dados dos beneficiados, bem como, a dificuldade em realizar uma ampla análise na discussão de resultados, face aos poucos trabalhos nacionais. Quanto às implicações teóricas destacamos a relevância do PNAES nas instituições federais de ensino, enquanto mecanismo de desenvolvimento e inovação social. As implicações práticas do estudo permitem indicar algumas recomendações de gestão educativa para o PAE. Originalidade - A principal originalidade decorre de ser a primeira pesquisa sobre esta temática no Campus, bem como os dados recolhidos possibilitam análise da implementação do PAE.