Browsing by Author "BROCHADO, ANA CATARINA SAMPAIO"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Implementação de um sistema de enterprise resource planning numa PME de mobiliárioPublication . BROCHADO, ANA CATARINA SAMPAIO; Ferreira, Luís Carlos Ramos Nunes PintoAs pequenas e médias empresas (PME) do setor do mobiliário enfrentam uma crescente pressão para digitalizar as suas operações e integrar processos no meio de elevadas exigências de personalização, prazos de entrega curtos e margens de lucro reduzidas. Este estudo avalia, seleciona e executa um sistema de Planeamento de Recursos Empresariais (ERP) para a PME portuguesa de mobiliário de design - Mr. North, localizada em Rebordosa - com o objetivo de melhorar a eficiência operacional, a rastreabilidade e a tomada de decisões em tempo real. A questão principal do estudo investiga como o ERP pode melhorar a eficiência, integrar as operações e reforçar a competitividade a longo prazo de uma pequena e média empresa (PME). Os objetivos são: identificar os benefícios e os riscos associados à adoção de ERP nas PME; comparar as soluções disponíveis no mercado português; documentar o processo de implementação; e analisar os impactos utilizando indicadores-chave de desempenho (KPI). A técnica emprega uma abordagem de estudo de caso utilizando a triangulação de fontes, incluindo revisão bibliográfica, análise de documentos internos, observação direta, com uma avaliação de método misto sustentada por indicadores-chave de desempenho (KPIs). Foi utilizada uma Análise Multicritério (AMC) para a seleção do ERP, de acordo com as necessidades de produção de engenharia por encomenda da empresa. Os critérios abrangeram a amplitude funcional, a complexidade de implementação e o tempo para valorização, o custo total de propriedade (TCO) em três anos, a personalização, a integração com CAD/CAM/CNC/MES, a disponibilidade de API, a usabilidade e adoção, o suporte local e a escalabilidade. Foram avaliados cinco pacotes de ERP: PHC CS (Manufactor), Cegid Primavera, SAP Business One, Artsoft ERP e Microsoft Dynamics 365 FO. A pontuação da AMC apontou o PHC CS como a escolha ideal (4,50/5), com base na rápida implementação, custo total de propriedade competitivo e rede de suporte local robusta. As previsões de custos ao longo de um período de três anos fundamentaram esta decisão, tendo a PHC demonstrado o perfil mais económico e viável para a organização. A fase inicial de implementação concentrou-se nos sectores administrativos (Finanças, Compras, Vendas), utilizando uma instalação local com infraestruturas concebidas para um máximo de 50 utilizadores. Esta fase também facilitou a integração futura da produção, abrangendo o CAD SolidWorks, a programação CNC, o MRP/Planeamento e a recolha de dados do chão de fábrica através de ligações, APIs e, quando necessário, sistemas MES intermédios. Os resultados iniciais, avaliados um mês após a implementação, indicaram melhorias significativas: uma redução de 35% no prazo de fecho financeiro e uma queda de 40% nas imprecisões contabilísticas, para além de outros resultados favoráveis nos cinco KPI estabelecidos. Para além das melhorias operacionais, o projeto promoveu uma transição cultural para a tomada de decisões baseada em dados; no entanto, também sublinhou a necessidade persistente de formação e literacia digital para manter as vantagens.
