Browsing by Author "Azevedo, Rui Filipe Nobre"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estratégias de marketing para o YouTube, aplicadas à indústria da músicaPublication . Azevedo, Rui Filipe Nobre; Ribeiro, Anabela Paula Alferes FerreiraA indústria da música tem sofrido várias alterações ao longo do tempo e a transição do tradicional para o digital não foi nem é uma tarefa instantanea. É sabido que esta indústria continua à procura de uma forma de se reerguer após a quebra das vendas físicas dos álbuns dos artistas, que se regista desde o final dos anos 90 até aos dias de hoje. Neste sentido, dado que as editoras e artistas têm apostado cada vez mais na partilha de conteúdo no meio digital e sendo o YouTube a principal plataforma de hospedagem de vídeos, o principal objetivo da presente investigação passa por verificar quais das estratégias de marketing existentes, capazes de promover um artista na plataforma do YouTube, apresenta uma maior aceitação por parte do consumidor. Para tal, optou-se pelo uso do método quantitativo tendo sido realizado um inquérito, baseado na revisão bibliográfica, aos consumidores de música na plataforma do YouTube. Os resultados obtidos, tanto a partir do inquérito como a partir da revisão bibliográfica do tema, permitiram agrupar em 6 grupos vários conjuntos de estratégias utilizadas pela indústria de música bem como averiguar que, das várias ações promocionais pagas no YouTube, o uso de influencers em videoclipes despoletou menos reações negativas nos inquiridos, bem como o facto das colaborações entre artistas ser uma boa forma de atrair trafego para um vídeo/canal, e ainda determinar o formato e tipo de conteúdo, partilhados pelo artista, preferidos pelos interpelados. Acrescenta-se que foi ainda possível verificar que o YouTube assume-se como a plataforma predileta para ouvir música, por parte dos inquiridos.