Browsing by Author "Azevedo, Elisa Maria Borges"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Uma borboleta que ganhou asasPublication . Azevedo, Elisa Maria Borges; Lima, Cláudia MaiaO presente Relatório de Estágio (RE), ergue-se no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que se integra no 2º ano do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. O objetivo primordial deste documento consiste na fundamentação, análise e reflexão crítica sobre o caminho desenvolvido pela mestranda ao longo da sua prática profissional, incorporando pressupostos teóricos e legais, que permitam, deste modo, apoiar e sustentar a realização da PES, bem como os imprescindíveis saberes do foro científico, pedagógico e didático. Sendo a redação do RE condição determinante para a obtenção do grau de mestre, é nele que se encontraram descritas as experiências e aprendizagens adquiridas pela professora estagiária (PE). Esta prática pedagógica, caracterizada pela sua multiplicidade de vivências, regeu-se pelos paradigmas construtivistas e significativos. Importa, ainda, evidenciar a importância do ciclo de supervisão, assim como a notável cooperação entre todos os intervenientes da PES, nomeadamente os professores institucionais e os professores cooperantes, que impulsionaram um crescimento pessoal e profissional da mestranda. Durante a fase da PES, a mestranda teve a oportunidade de contactar com dois contextos distintos – o 2º CEB e o 1º CEB, cronologicamente. Por conseguinte, são apresentadas neste documento as caracterizações dos contextos e algumas intervenções realizadas pela PE onde se pode constatar as estratégias, métodos e recursos didáticos e pedagógicos, implementados de forma adequada às idiossincrasias e necessidades de cada contexto. Adicionalmente, este documento contempla, ainda, uma componente investigativa, em formato de artigo, onde se procurou compreender quais as estratégias utilizadas pelos alunos do 2º ano de escolaridade na resolução de problemas envolvendo números racionais não negativos - frações. Uma borboleta que ganhou asas – é o título que dá sentido ao caminho traçado pela mestranda. Uma borboleta simboliza a transformação, a adaptação e o crescimento, assim como a liberdade que advém de todas essas fases, sendo, portanto, uma bela metáfora para o intenso e marcante processo vivenciado pela mestranda durante a PES – e é nesta fase, do bater de assas, que a mestranda alcança o seu grande sonho de ser professora!