Browsing by Author "Areias, Tiago Manuel Carvalho"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Sistema de Informação no auxílio à comunicação Escola-FamíliaPublication . Areias, Tiago Manuel Carvalho; Pereira, Carla Sofia GonçalvesNeste mundo em constante mudança e extremamente competitivo, torna-se cada vez mais necessário evoluir com as novas tecnologias e os sistemas de informação, de modo a conseguir permanecer e evoluir no dia-a-dia, respondendo assim ao crescente aumento do nível de exigência dos intervenientes, quer em termos de qualidade quer em termos de funcionalidades. As escolas têm de acompanhar essa evolução para se conseguir melhorar o sucesso educativo dos alunos, sendo neste aspecto muito importante apostar na relação entre a escola e a família. Esta relação apresenta-se no panorama actual como complexa, sobretudo devido à dificuldade de comunicação entre professores e pais, em que o aluno é o meio mais vezes usado para transmissão da mensagem entre estas duas partes, funcionando como mensageiro e mensagem. É da maior relevância, uma reflexão profunda sobre esta realidade nas escolas portuguesas e a importância que um sistema de informação bem estruturado poderá ter na melhoria significativa dessa relação ou comunicação. Foi neste sentido que esta investigação foi realizada, resultando no desenvolvimento do projecto caderneta electrónica, descrevendo as suas fundamentações, os seus métodos de desenvolvimento, as suas características inovadoras, assim como os resultados e apreciações obtidas. A revisão da literatura permitiu compreender melhor esta relação da escola com a família, comprovar que já foram tomadas iniciativas, a nível nacional, para a implementação e incentivo na utilização de novas tecnologias nas escolas, assim como efectuar um ponto da situação sobre o uso do computador e da Internet nas escolas e casas portuguesas. Pôde-se também verificar as potencialidades que um sistema de informação traz para a educação, as vantagens para os alunos, professores e pais. Da análise efectuada, deduz-se que todas as partes envolvidas, sejam professores, alunos ou pais, fazem uma avaliação positiva da Caderneta Electrónica