Browsing by Author "Antoniolli, Isadora Carolina"
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- Análise e otimização de uma linha de produção do setor de automóveisPublication . Antoniolli, Isadora Carolina; Pereira, Maria Teresa Ribeiro; Ferreira, Luís Carlos Ramos Nunes Pinto; Silva, Francisco José Gomes daCom o aumento das exigências do mercado, as empresas precisam reagir de forma rápida e eficiente para corresponder à demanda dos clientes. Porém, mesmo as mais modernas estruturas e tecnologias, não são suficientes para atrair o consumidor. Dessa forma, o objetivo estratégico se concentra em reduzir os desperdícios e ultrapassar os obstáculos por meio da aplicação de métodos que interferem diretamente no aumento da capacidade disponível, da produtividade diária das linhas e da eficiência das máquinas e dos operadores. Em específico, o seguinte estudo teve como finalidade a análise e otimização do processo de uma linha de produção que fabrica componentes para os sistemas de ar condicionado, nomeada AA6, por meio da aplicação de ferramentas de melhoria para aprimorar o funcionamento geral do sistema. Com base na filosofia Lean, a intenção foi analisar o volume de produção e a capacidade produtiva ligado à produtividade. Por meio dessa metodologia, foi exequível identificar os pontos críticos que precisavam ser aperfeiçoados e aplicar métodos para enfatizar a otimização, como o Standard Work para padronização das operações e o Kaizen na melhoria contínua dos processos. Após a execução do estudo pode-se concluir que diversas foram as oportunidades de melhorias identificadas que representaram um aumento de 10% na Eficiência Geral do Equipamento (OEE), passando de 72% na 1ª análise para 82% após a implementação das otimizações estabelecidas. Todas essas soluções, por sua vez propiciaram o ajuste dos objetivos de produção, da capacidade produtiva, da eficiciência e principalmente da evolução do processo produtivo da linha AA6 durante esta análise. Com a aplicação das melhorias em cada posto de trabalho, foi possível comparar a redução dos tempos de ciclos, deslocamentos excessivos, movimentações desnecessárias, as não conformidades com os postos de trabalho, problemas de máquina, aceleração do processo e adequação das referências em cada família de produtos, com vista a otimizar o processo. Isso tende a aumentar a probabilidade de cumprimentos das demandas com o cliente e ocasiona satisfação e fidelidade dos consumidores.