Browsing by Author "Amaral, Rita Miguel"
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- Desenvolvimento de uma Fábrica de Aprendizagem para a Indústria 5.0 baseada em Open DesignPublication . Amaral, Rita Miguel; Castro, Hélio Cristiano Gomes Alves deO objetivo desta dissertação é propor a implementação da Mini LF 5.0, uma fábrica de aprendizagem, no laboratório OSLab4Man, localizado no ISEP. Este projeto, orientado pelos princípios da Indústria 5.0, Open Design e Open Source, visa desenvolver um ambiente de formação inovador que permita aos alunos adquirir competências práticas alinhadas com os requisitos da nova era industrial. A Mini LF 5.0 é projetada para integrar tecnologias emergentes e colocar o ser humano no centro do processo produtivo, destacando-se pela sua customização, resiliência e sustentabilidade. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho baseiase na abordagem da Ciência do Design, conhecida como Design Science Research. Esta metodologia inclui a identificação do problema, definição dos objetivos, desenvolvimento e avaliação de artefactos e a reflexão e iteração dos resultados. A Design Science Research foi escolhida para permitir a criação e avaliação de soluções tangíveis que resolvam problemas práticos e relevantes na área de Engenharia. Os métodos incluíram uma análise detalhada da literatura sobre Learning Factories, Indústria 5.0, Sistemas Ciberfísicos e Open Design, e a identificação de lacunas nas abordagens existentes. A partir daí, foi desenvolvido o projeto da Mini LF 5.0, focado na implementação e integração de componentes físicos e computacionais. Os resultados mostram que a Mini LF 5.0 não só se alinha com os objetivos estabelecidos, como também demonstra viabilidade técnica e financeira, com um custo de implementação de 511€, cerca de 20% do valor total que seria necessário se o projeto não seguisse as diretrizes de open design, sustentabilidade e reutilização de materiais e equipamentos. A utilização de soluções low cost e open source garante a acessibilidade, a sustentabilidade e a replicabilidade do projeto, promovendo uma abordagem inovadora e colaborativa na formação de futuros profissionais.