Browsing by Author "Alves, Paulo Sérgio Mendes"
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- Os centros de serviços compartilhados como instrumento de gestão do capital intelectual: a gestão do património no Instituto Federal do Triângulo MineiroPublication . Alves, Paulo Sérgio Mendes; Pinto, José Agostinho de SousaNa procura de modelos organizacionais que permitam melhoria da qualidade, eficiência e eficácia, deparamo-nos com o paradigma dos Centros de Serviços Compartilhados (CSC) e da Gestão do Capital Intelectual. Os CSC têm demonstrado grande sucesso na gestão organizacional e a Gestão do Capital Intelectual é considerada como um dos ativos mais importantes para a sobrevivência das organizações. Num contexto da administração pública, o desafio foi demonstrar que essas duas realidades podem trazer benefícios à organização e alavancar um processo de mudança. O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de reconhecer Fatores que Beneficiam e Fatores que Desfavorecem a implementação de um CSC, e, adicionalmente, foi estudada a forma como o CSC pode potencializar a Gestão do Capital Intelectual na Gestão de Patrimônio na instituição analisada. Com um posicionamento epistemológico interpretativista e abordagem metodológica quantitativa e qualitativa foi aplicado o método de estudo de caso. Os dados empíricos foram recolhidos com recurso à análise documental e a um inquérito por questionário. O questionário, para além de caracterizar a amostra, possui 29 indicadores parcelares, divididos em 3 indicadores globais que avaliou os Fatores Favoráveis, os Desfavoráveis e os do Capital Intectual. Dos dados recolhidos foram analisadas: i) a consistência interna dos índices, utilizando o coeficiente de Alfa Cronbach; ii) as frequências absolutas e relativas, para cada indicador; iii) o Nível de Concordância das afirmações, aplicando-se a média ponderada; iv) a média geral de cada grupo e v) a Correlação de Pearson entre os indicadores de cada grupo, obtendo-se uma matriz bidimensional com a intensidade da correlação. Os dados demonstraram que, na visão dos gestores e dos servidores da instituição, os índices dos fatores que favorecem a implantação do CSC e da gestão do capital intelectual são mais expressivos que os fatores que a desfavorecem; o que valida e viabiliza sua utilização. Esta investigação demonstra que o modelo de CSC, também na administração pública, impulsiona a gestão do capital intectual proporcionando melhoria de qualidade e ganho em eficiência e eficácia dos serviços prestados.