Browsing by Author "Almeida, Evanir Rodrigues de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Intervenções para promover a escrita em dois Alunos com autismo: Estudo experimental de sujeito únicoPublication . Almeida, Evanir Rodrigues de; Ferreira, Manuela SanchesEm virtude das características do transtorno do espectro autista, os alunos com esta condição podem enfrentar dificuldades significativas na execução de tarefas escolares, incluindo a escrita. No entanto, essas dificuldades podem ser atenuadas por meio de estratégias e intervenções educacionais personalizadas. Este estudo teve como objetivo analisar os impactos de uma intervenção personalizada e diferenciada na participação em atividades de escrita e na redução da resistência à escrita de dois alunos com autismo no sexto ano de escolaridade. Para atender a esse objetivo, foi realizado um estudo experimental de sujeito único com um desenho de múltiplas linhas de base. Os participantes foram expostos às atividades de escrita tanto em sala de aula do ensino regular quanto no Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA), sendo observados ao longo de três fases distintas: (1) linha de base, (2) intervenção e (3) manutenção. A intervenção incorporou estratégias como reforço positivo, demonstrações de afeto, estímulos motivacionais e promoção da confiança. Os resultados revelaram melhorias significativas para ambos os alunos, resultando no aumento da frequência de participação nas atividades de escrita e na redução da resistência em escrever.