Browsing by Author "Almeida, Erica Morim Miranda de"
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- Relatório de estágio de qualificação profissionalPublication . Almeida, Erica Morim Miranda de; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Neiva, Manuel Fernando GonçalvesRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O relatório que aqui se apresenta tem como principal propósito descrever o processo de construção de conhecimentos, conteúdos científicos e competências profissionais no âmbito da unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, através de um estágio profissional num contexto de Educação Pré-Escolar. Neste documento pretende-se que fique claro o quadro referencial teórico e legal que deu fundamento e intencionalidade pedagógica a todo o processo de reconstrução concetual que se deu na prática. Deste modo, as motivações e decisões que guiaram a prática tem no seu fundamente referenciais teóricos que as sustentam. Por forma a compreender todos os contornos deste percurso, conhecer o contexto e as suas idiossincrasias é também um ponto a desenvolver neste relatório. Finalmente, e recorrendo a um processo de reflexão retrospetiva, faz-se a análise crítica e fundamentada das atividades realizadas neste âmbito, avaliando o seu impacto e repercussão tanto no desenvolvimento holístico de cada criança e do grupo, bem como das competências e capacidades profissionais da mestranda. Seguindo a metodologia de Investigação-Ação, a formanda assume aqui um papel de investigadora das suas próprias práticas, refletindo e reconstruindo as mesmas em colaboração tanto com o seu par, como com a Educadora Cooperante, ou ainda com o Supervisor. A Supervisão Pedagógica apresenta-se aqui como mais uma potencialidade neste processo de formação para a docência.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O relatório que aqui se apresenta tem como principal propósito descrever o processo de construção de conhecimentos, conteúdos científicos e competências profissionais no âmbito da unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste documento pretende-se evidenciar o quadro referencial teórico e legal que deu fundamento e intencionalidade pedagógica a todo o processo de (re)construção concetual que se realizou na prática. Além disso, demonstra que se privilegiou a metodologia de Investigação-Ação expondo a reflexão como um processo de construção de conhecimento e, a cultura colaborativa como um princípio sustentado na interajuda, sendo que melhora a tomada de decisão e a resolução de problemas e, por conseguinte, a ação profissional. Recorrendo a um processo de reflexão retrospetiva, faz-se a análise crítica e fundamentada das atividades realizadas neste âmbito, avaliando o seu impacto e repercussão tanto no desenvolvimento holístico de cada criança e do grupo, bem como das competências e capacidades profissionais da Mestranda. Seguindo a metodologia de Investigação-Ação, a formanda assume aqui um papel de investigadora das suas próprias práticas, refletindo e reconstruindo as mesmas em colaboração tanto com o seu par, como com a Educadora Cooperante, ou ainda com a Supervisora Institucional. A Supervisão Pedagógica apresenta-se como uma potencialidade no processo de formação para a docência, contribuindo para o seu desenvolvimento profissional e pessoal, preparando eficazmente a Mestranda para a docência.