Browsing by Author "Almeida, Ana Isabel da Silva"
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- Efeitos da comunicação governamental durante a pandemia COVID-19 nas redes sociais em PortugalPublication . Almeida, Ana Isabel da Silva; Oliveira, Luciana Gomes deA pandemia da COVID-19, dado o seu desconhecimento e imprevisibilidade, revelou-se um desafio a vários níveis - incluíndo ao nível da comunicação -, mais concretamente para as organizações públicas e de responsabilidade social. Neste trabalho apresentamos os resultados de uma investigação sobre comunicação governamental feita na página da Direção-Geral da Saúde na rede social Facebook. Foram analisadas as reações às publicações realizadas entre o dia 1 de março de 2020 e o dia 30 de junho de 2020 – os quatro primeiros meses de pandemia em Portugal, somando um total de 539 publicações. Esta investigação visa entender de que forma a comunicação por parte das autoridades governamentais afetou a perceção do público sobre o vírus. Durante o estudo, adotando uma estratégia de investigação mista, procedeu-se à categorização individual do total do número de publicações referidas acima, através de uma análise indutiva e de uma análise dedutiva. Este trabalho destinou-se a compreender, comparar e analisar a evolução das diferentes reações a cada publicação e a perceção dos utilizadores às mesmas durante o espaço temporal anteriormente referido. Os principais resultados obtidos destacam a importância deste tipo de comunicação durante uma crise de saúde pública e o quão necessário é construir confiança no público e na promoção da adesão às medidas impostas. Conseguimos perceber que a esmagadora maioria das publicações analisadas se focaram, essencialmente, na questão da COVID-19, com um destaque significativo para os conteúdos que ofereciam diretrizes e métodos de prevenção. Além disso, embora reações como a raiva e a tristeza tenham sido notavelmente expressivas, as publicações que geraram maior interação por parte do público, foram aquelas que continham mensagens positivas e transmitiam boas notícias. Concordantemente com este cenário, as publicações que provocaram maior desacordo incluem algumas das conferências de imprensa, nas quais foram divulgadas algumas medidas que não provocavam satisfação nos utilizadores. Ao mesmo tempo foi possível observar uma polaridade de reações, fortemente derivada do tipo de conteúdo e informação contida em cada publicação – o que nos leva a destacar a relevância das redes sociais no disseminar de informação fidedigna durante uma pandemia como aquela que atravessámos.