Browsing by Author "Albuquerque, Mirian de Sousa Carvalho"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A gestão das Tecnologias de Informação e Comunicação em escolas de educação básica do Município de Grajaú-Maranhão: um estudo de casoPublication . Albuquerque, Mirian de Sousa Carvalho; Cardoso, Maria Inês Silva TeixeiraO programa de inclusão das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas brasileiras - o ProInfo, foi criado pelo Governo Federal Brasileiro para ampliar a inclusão digital nas práticas pedagógicas nos ensinos fundamental e médio da rede pública tendo em conta o novo cenário do século XXI. No entanto, a implementação dos laboratórios de informática (LABIN) nas escolas nem sempre cumpriu a sua finalidade, facto que levou à realização desta investigação, cuja problemática está relacionada com o papel da gestão na implementação das TIC em duas escolas de educação básica no Município de Grajaú-Maranhão. Os objetivos estão relacionados com a importância que gestores, professores e alunos atribuem ao uso das TIC para a melhoria das aprendizagens em sala de aula, com a compreensão do papel da gestão em todo o processo e com as dificuldades apontadas pelos professores para a sua reduzida utilização. A metodologia, de caráter qualitativo, centrou-se num estudo de caso com utilização de observação não participante, questionários e entrevistas individuais. A análise e discussão dos resultados permitiu destacar que a implementação dos LABIN nas escolas vai muito além da instalação das infraestruturas físicas e de recursos humanos especializados. Exige planeamento cuidadoso e, sobretudo, metodologias que favoreçam o uso natural das novas tecnologias enquanto recursos facilitadores das aprendizagens com vista à melhoria da qualidade educativa prestada à comunidade, considerando: a responsabilização dos alunos (nativos digitais) pelas próprias aprendizagens, a diminuição das desigualdades sociais e a preparação dos jovens para o mundo do trabalho.