Browsing by Author "Agertt, Ana Paula Santos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A organização integrada do currículo na educação de jovens e adultos: Um processo em construçãoPublication . Agertt, Ana Paula Santos; Rothes, Luís Maria Fernandes ArealA presente Dissertação insere-se na linha de investigação sobre Currículo, do Programa de Mestrado em Educação da Escola Superior de Educação de Porto/Portugal, trata do Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) e das questões curriculares do Curso Técnico em Edificações de um Instituto Federal de Educação do Brasil. Seu currículo se organiza de forma não disciplinar, por núcleos pedagógicos e áreas do conhecimento, desenvolvendo projetos integradores (PI) ao longo do curso para oferecer formação básica e profissional numa perspectiva de formação integral baseada nos pressupostos do Currículo Integrado (CI). Essa pesquisa objetivou analisar tal organização na ótica dos docentes e discentes. Nesse estudo de caso qualitativo inquiriu-se por entrevistas semiestruturadas seis discentes e oito docentes. As falas foram gravadas e transcritas, inferências foram realizadas por metodologia de Análise de Conteúdo. Os pesquisados apontaram dificuldades e êxitos na concretização do CI e, em geral, docentes relataram especificidades do PROEJA, que na realização dos PI há integração mas que o CI ainda não acontece adequadamente. Já os discentes perceberam integração dos conhecimentos entre disciplinas e a vida, especialmente nos PI. Questões suscitadas traduzem o caminho em construção no PROEJA, evidenciando que a organização curricular por núcleos e áreas do conhecimento na perspectiva de CI contribui para aprendizagem significativa, pois, embora haja muito a aperfeiçoar, as tentativas diárias de integração conferem maior aproximação dos conhecimentos lecionados com a vida dos discentes, contribuindo para suas formações numa perspectiva de omnilateralidade.