ESE - DPRM - Didática das Ciências da Natureza e da Matemática
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Browsing ESE - DPRM - Didática das Ciências da Natureza e da Matemática by Author "Ferreira, Ana Manuela Amaral Pereira da Silva"
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- O papel dos/as professores/as face às questões relacionadas com o transgenerismoPublication . Ferreira, Ana Manuela Amaral Pereira da Silva; Silva, Maria JoãoO tema deste projeto é “O papel dos/as professores/as face às questões relacionadas com o transgenerismo” e o estudo centra-se no segundo ciclo do Ensino Básico. A investigação centrou-se no seguinte problema de investigação: “Os/as professores/as sentem dificuldades quando confrontados/as com questões relacionadas com o transgenerismo e nas situações de discriminação por elas criadas”, tendo sido formuladas quatro questões de investigação, com o objetivo de detetar quais as dificuldades que os/as professores sentem nas questões relacionadas com o transgenerismo e como iriam atuar perante estas situações. Assim como no caso de terem um/a aluno/a com dúvidas em relação à sua identidade de género. Uma das questões de investigação, centrava-se nas dificuldades sentidas pelos/as alunos/as da licenciatura em Educação Básica. Na realização deste projeto foi feito um enquadramento teórico, onde são referidas temáticas como o género, o transgenerismo, a transfobia, os/as professores/as e os/as alunos/as transgénero e o combate à transfobia. Foram realizadas duas intervenções práticas que possibilitaram a recolha de dados e permitiram responder às questões de investigação. A primeira intervenção foi um Focus Group, realizado com professores/as do Ensino Básico e a segunda um World Café, realizado com alunos/as da licenciatura em Educação Básica. Em ambas as intervenções, os dados foram recolhidos através da observação e gravação áudio. No World Café foram, também, recolhidos registos escritos. Os resultados obtidos revelaram as dificuldades sentidas, em situações relacionadas com o transgenerismo, pelos/as professores/as do Ensino Básico e alunos/as da licenciatura em Educação Básica, assim como as atitudes destes/as perante estas situações.