ESE - DPRM - Didática das Ciências da Natureza e da Matemática
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Didática das Ciências da Natureza e da Matemática by Author "Cruz, Carla Assunção Breda da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Tarefas de investigação com recurso a materiais manipuláveis em Geometria: Estudo de caso com uma turma do 5.º ano do Ensino BásicoPublication . Cruz, Carla Assunção Breda da; Maia-Lima, CláudiaO presente relatório tem como objetivo descrever e analisar a atividade curricular dos alunos perante as tarefas de investigação matemática e o uso de materiais manipuláveis e a sua influência no desenvolvimento do pensamento geométrico. A homologação do programa de Matemática de 2013 foi a causa principal para a realização desta investigação uma vez que, perante as estratégias valorizadas no programa anterior e o grau de formalismo que caracteriza este novo documento, seria importante analisar se as estratégias desenvolvidas anteriormente ainda teriam lugar neste novo programa. A metodologia utlizada é qualitativa descritiva, dada a característica de recolha e análise dos dados, e baseada num estudo de caso, com alunos de uma turma do 5.º ano de escolaridade. Das tarefas realizadas foram selecionados e analisados conjuntos de episódios, relativos às fases implícitas numa tarefa de investigação: da motivação, do desenvolvimento da investigação propriamente dita e da discussão final. No decorrer deste estudo, foi visível que as tarefas de investigação encerram imensas potencialidades para a aquisição de conhecimentos de factos e de procedimentos, para a construção e desenvolvimento do raciocínio matemático, para uma comunicação (oral e escrita) adequada à Matemática, para a resolução de problemas em diversos contextos e para uma visão da Matemática, como um todo articulado e coerente. Foi possível constatar que as metas curriculares podem ser desenvolvidas através de experiências matemáticas ricas e diversificadas e da reflexão sobre essas experiências, de acordo com a maturidade dos alunos. E que, em situações de aprendizagem com materiais manipuláveis, os vários sentidos do aluno são atraídos, através do contacto e da movimentação, envolvendo-o fisicamente. Aprender torna-se um processo ativo de construção do conhecimento.