ESE - inED - Revista Sensos - 2012 (Vol II, n.º 2)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - inED - Revista Sensos - 2012 (Vol II, n.º 2) by Author "Gonçalves, Maria Adriana Martins"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Lugar(es) da literatura no ensino Do português. Análise crítica De programas e manuais de língua Portuguesa para o 9º ano de escolaridadePublication . Gonçalves, Maria Adriana MartinsNo contexto atual, marcado pela heterogeneidade social e cultural do público escolar resultante do acesso ao ensino por parte de segmentos da população jovem a quem aquele se encontrava tradicionalmente vedado e pela emergência de novas formas de cultura, investigadores e analistas de diferentes quadrantes e proveniências têm questionado a justeza e e%cácia de certas opções e práticas didático-pedagógicas acusando-as de, ao invés de conquistarem os alunos para a leitura, e mais especi%camente para a leitura do texto literário, contribuírem para os afastar irremediavelmente do universo da literatura e, concretamente, da cultura dita patrimonial. O presente estudo pretende constituir-se como contributo para a re+exão em torno da problemática do ensino da literatura no ensino básico, partindo do estudo de programas e manuais de língua portuguesa para o 9º ano de escolaridade e visando perceber, através da análise quer das intenções e %nalidades previstas, quer dos meios e processos preconizados, em que medida estes dois níveis do discurso pedagógico o%cial se comprometem na efetiva promoção de leitores literários culturalmente dotados, críticos e autónomos.