ESE - DPRM - Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
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Browsing ESE - DPRM - Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico by Author "Cardoso, Cristina Maria Pereira"
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- (Re)pensar a avaliação no âmbito da educação artísticaPublication . Cardoso, Cristina Maria Pereira; Silva, António Fernando Monteiro Pereira daEste relatório final, no âmbito do Mestrado em Educação Visual e Tecnológica, é o objeto desenvolvido a partir da Prática Supervisionada III em Educação Visual, no 3º Ciclo do Ensino Básico numa turma do 7º ano, na Escola Básica de Levante da Maia, e dá nota da minha procura de uma (re)definição e de um (re)posicionamento sobre a avaliação, mais especificamente, a avaliação/autoavaliação no contexto da disciplina de Educação Visual. Todo o processo avaliativo e a forma como este se desenvolve nas escolas por onde passei, sempre foram alvo de algum “desconforto” e preocupação. Os modelos generalistas aprovados e adotados levantavam‐me dúvidas acerca da sua aplicabilidade/fiabilidade e eficácia na disciplina de Educação Visual e Tecnológica. Estas questões e dúvidas acompanharam todo o meu percurso de 15 anos como profissional. No decurso do mestrado, entre outras coisas, apresentou‐se como uma oportunidade para construir novos saberes à volta da questão da avaliação. Surgiram assim as questões que me levaram até esta investigação: Como avaliar em Educação Artística? Que instrumentos utilizar? Como posso melhorar o processo avaliativo e as minhas práticas? Através deste estudo pretendo (re)pensar a prática da avaliação como integrante do processo educativo. Este estudo abre a possibilidade de apontar caminhos possíveis, mais adequados para a construção do conhecimento sobre a avaliação e a especificidade nas disciplinas artísticas e focar a importância de promover a avaliação/autoavaliação como um processo de caráter eminentemente pedagógico, capaz de contribuir de forma eficaz para o sucesso dos alunos.