ESE - DPRM - Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico by Author "Coelho, Jorge Miguel Brandão"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de EstágioPublication . Coelho, Jorge Miguel Brandão; Gomes, José AntónioO desafio de ser (um bom) professor está intimamente relacionado com a predisposição para se querer ensinar. Está no gosto, na vontade, na persistência e no estudo continuado. O presente relatório de estágio tem como objetivo central dar a conhecer o percurso evolutivo do professor estagiário ao longo da prática pedagógica, reconhecendo a sua evolução pessoal e profissional. No âmbito da unidade curricular Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, inserida no mestrado de Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, desenvolveu-se um trabalho que, por mais fecundo que tenha sido em experiências, não é mais – espera-se – do que o início de uma longa caminhada em prol da educação. Uma caminhada que se valoriza pelo seu percurso, destacando-se aqui o papel do par pedagógico, dos orientadores cooperantes e dos supervisores institucionais. A cooperação entre os demais elementos permitiu uma (re)construção constante de conhecimentos, assentes numa base reflexiva. Procurou-se aprofundar os saberes teórico-didáticos em função das exigências e necessidades dos contextos de intervenção, norteados pelo trabalho colaborativo, sempre útil e profícuo. O desenvolvimento de competências que a prática pedagógica possibilitou ancorou-se nos princípios basilares da metodologia investigação-ação, com o objetivo de uma análise crítica das suas práticas, por forma a melhorá-las. O presente relatório de estágio assume-se como documento ímpar e pessoal – espelho que mostra o rosto do professor estagiário enquanto indivíduo em formação. Única se revelou também a experiência que foi ensinar no 1.º e no 2.º ciclos do Ensino Básico.