ESEIG - UTC Contabilidade, Gestão e Economia
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESEIG - UTC Contabilidade, Gestão e Economia by Author "Ferreira, Fernanda A."
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Effects of hotel characteristics on room rates in Porto: a hedonic price approachPublication . Castro, Conceição; Ferreira, Fernanda A.According to the hedonic price method, a price of a good is related with the characteristics or the services it provides. Within this framework, the aim of this study it is to examine the effect on room rates of different characteristics of hotels in and around the city of Porto, such as star category, size, room and service quality, hotel facilities and location. It was estimated a hedonic price function, using data for 51 hotels. The results enable to identify the attributes that are important to consumers and hoteliers and to which extent. This information can be used by hotel managers to define a price strategy and helpful in new investment decisions.
- O impacto da cultura organizacional no desempenho financeiro das empresas da região norte de PortugalPublication . Araújo, Flávia; Castro, Conceição; Ferreira, Fernanda A.O entendimento da cultura organizacional é um elemento fundamental na gestão, considerando as constantes mudanças do ambiente organizacional e a necessidade de adaptação interna e integração externa das organizações. Este artigo tem por objetivo estudar se a cultura organizacional influencia o desempenho financeiro das organizações, bem como o impacto de acordo com a cultura predominante. A cultura organizacional é avaliada a partir do Organizational Culture Assessment Instrument, desenvolvido por Cameron e Quinn (2006), com seis dimensões – características dominantes, liderança organizacional, gestão de colaboradores, espírito de grupo, ênfases estratégicas e critérios de sucesso – e, deste enquadramento resultam quatro culturas: clã, adocrática, de mercado e hierárquica. Em termos metodológicos, através de um inquérito por questionário identifica-se o tipo de cultura predominante nas empresas da região Norte de Portugal e, para estudar as relações entre a cultura organizacional e o desempenho financeiro, recorre-se à análise de correlação e de regressão múltipla. Os resultados sugerem a existência de relações de pequena intensidade entre os tipos de cultura analisados (adocrática, de mercado e hierárquica) e o desempenho financeiro das empresas daquela região. Verifica-se um efeito positivo da cultura adocrática e de mercado no resultado líquido e um efeito negativo da cultura hierárquica, mas os resultados não evidenciam diferenças significativas no desempenho financeiro das empresas com culturas organizacionais distintas.