ESE - Dissertações/Projectos/Relatórios de Mestrado
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESE - Dissertações/Projectos/Relatórios de Mestrado by Author "Afonseca, Rafaela Gomes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Aprender, a força do saberPublication . Afonseca, Rafaela Gomes; Rodrigues, Pedro; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves AlvesO presente Relatório de Estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) "Prática de Ensino Supervisionada" (PES), relativa ao 2ºano do Mestrado em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2ºCiclo do Ensino Básico (CEB). O documento procura elencar o trabalho desenvolvido ao longo deste ano letivo, nomeadamente, no decorrer da prática educativa. Importa salientar a mobilização de pressupostos teóricos e legais que sustentam a prática educativa e as aprendizagens realizadas pela mestranda durante a construção da sua identidade docente. Evidencia-se a cooperação com os professores cooperantes e a equipa de supervisão que valorizaram e apontaram possíveis melhorias e possibilidades, contribuindo assim, para a progressão gradual da mestranda. A dinâmica do RE fez com que fosse possível adequar e transformar as práticas educativas, suportando as intervenções realizadas no 1ºCEB e 2ºCEB. Relativamente à componente investigativa, A promoção de competências do PASEO com alunos do 1ºano, através do Estudo do Meio, com ênfase no Estudo do Meio: uma área integradora, Recursos de Robótica Educativa para o Estudo do Meio e Abordagem CTSA, contribuíram para o desenvolvimento e análise da investigação. De ressalvar a construção de conhecimentos e o desenvolvimento de competências que pautaram a PES, alicerçadas pela postura crítica e informada da mestranda. Este foi apenas o início de uma vida profissional encarregue de desafios, emoções e sobretudo aprendizagens que transformam a prática docente.