ESE - DPRM - Didática das Ciências da Natureza e da Matemática
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Browsing ESE - DPRM - Didática das Ciências da Natureza e da Matemática by advisor "Maia-Lima, Cláudia"
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- Tarefas de investigação com recurso a materiais manipuláveis em Geometria: Estudo de caso com uma turma do 5.º ano do Ensino BásicoPublication . Cruz, Carla Assunção Breda da; Maia-Lima, CláudiaO presente relatório tem como objetivo descrever e analisar a atividade curricular dos alunos perante as tarefas de investigação matemática e o uso de materiais manipuláveis e a sua influência no desenvolvimento do pensamento geométrico. A homologação do programa de Matemática de 2013 foi a causa principal para a realização desta investigação uma vez que, perante as estratégias valorizadas no programa anterior e o grau de formalismo que caracteriza este novo documento, seria importante analisar se as estratégias desenvolvidas anteriormente ainda teriam lugar neste novo programa. A metodologia utlizada é qualitativa descritiva, dada a característica de recolha e análise dos dados, e baseada num estudo de caso, com alunos de uma turma do 5.º ano de escolaridade. Das tarefas realizadas foram selecionados e analisados conjuntos de episódios, relativos às fases implícitas numa tarefa de investigação: da motivação, do desenvolvimento da investigação propriamente dita e da discussão final. No decorrer deste estudo, foi visível que as tarefas de investigação encerram imensas potencialidades para a aquisição de conhecimentos de factos e de procedimentos, para a construção e desenvolvimento do raciocínio matemático, para uma comunicação (oral e escrita) adequada à Matemática, para a resolução de problemas em diversos contextos e para uma visão da Matemática, como um todo articulado e coerente. Foi possível constatar que as metas curriculares podem ser desenvolvidas através de experiências matemáticas ricas e diversificadas e da reflexão sobre essas experiências, de acordo com a maturidade dos alunos. E que, em situações de aprendizagem com materiais manipuláveis, os vários sentidos do aluno são atraídos, através do contacto e da movimentação, envolvendo-o fisicamente. Aprender torna-se um processo ativo de construção do conhecimento.
- A visita de estudo virtual como estratégia pedagógica - uma experiência no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Pinto, Tânia Alexandra Ferreira; Pinto, José Alexandre; Maia-Lima, CláudiaA escola encontra-se atualmente desafiada a acompanhar os avanços tecnológicos e a integrá-los nas estratégias pedagógicas utilizadas em sala de aula. As tecnologias que temos ao nosso dispor oferecem-nos uma variedade considerável de novos recursos, os quais devem ser utilizados de modo estratégico e criativo, ampliando as formas de ensino e aprendizagem em sala de aula. Neste sentido, a utilização das tecnologias para a realização de visitas de estudo virtuais poderá constituir uma das formas de mobilizar os recursos tecnológicos de modo enriquecedor. Este estudo desenvolveu-se numa turma do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico e procura analisar as potencialidades das visitas de estudo virtuais enquanto estratégia pedagógica capaz de potenciar a aprendizagem e a motivação dos alunos no ensino das Ciências. Para delinear e estruturar este estudo, formularam-se duas questões orientadoras: i) As visitas de estudo virtuais constituem uma estratégia realizável em contexto de sala de aula? e ii) Que contributos se podem obter no envolvimento dos alunos nas aprendizagens das Ciências pela realização de visitas de estudo virtuais? Para alcançar as respostas pretendidas optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa inspirada na investigação-ação, por esta permitir experienciar a prática docente de uma forma reflexiva e investigativa, de modo a aprofundar os processos e os resultados da ação pedagógica. A recolha de dados foi efetuada por diversos meios, de forma a permitir um cruzamento da informação e, consequentemente, construir um conhecimento mais sustentado. Os resultados sugerem que a realização de visitas de estudo virtuais apresenta-se como uma estratégia de ensino que pode ser usada na prática pedagógica, potenciando a utilização das tecnologias em sala de aula. Esta estratégia também parece aumentar a motivação e o envolvimento ativo dos alunos na construção da sua própria aprendizagem, permitindo uma melhor compreensão dos conteúdos.