ESE - DPRM - Estudos Profissionais Especializados em Educação - Especialização em Educação e Formação de Adultos
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Browsing ESE - DPRM - Estudos Profissionais Especializados em Educação - Especialização em Educação e Formação de Adultos by advisor "Silva, Ana Isabel Couto da"
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- Educação de Adultos no Brasil: O caso do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Instituto Federal Farroupilha (IFFar)Publication . Guasso, Laura Zucuni; Silva, Ana Isabel Couto daEsta dissertação enquadra-se na linha de pesquisa Educação e Formação de Adultos, do Instituto Politécnico do Porto. Pretende-se analisar a inserção dos egressos dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) lecionados no Instituto Federal Farroupilha (IFFar) no mercado de trabalho, bem como as contribuições dessa formação em seus trajetos profissionais e pessoais. O Pronatec foi criado em 2011, tendo como principais objetivos a expansão, a democratização e a interiorização da oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos e programas de formação inicial e continuada ou qualificação profissional. Desde a sua implementação, o IFFar dedicou-se ao bom desempenho do programa, investindo e buscando o êxito dos alunos nos cursos. Contudo, não existe um acompanhamento do programa que permita auscultar as contribuições do Pronatec nas trajetórias profissionais e pessoais dos seus egressos. Dessa forma, esta pesquisa pretende colmatar este vazio de conhecimento, tendo como objetivo geral a identificação e compreensão dos principais contributos do programa nas vidas dos egressos. Procurou-se investigar, por meio de pesquisa qualitativa aplicada a um estudo de caso, os benefícios do Pronatec nas trajetórias profissional e pessoal dos egressos, privilegiando-se três dimensões específicas de análise: motivações para a realização dos cursos, percepções individuais em relação ao Pronatec e representações sobre os contributos do programa para a inserção no mercado de trabalho. Para a prossecução de tais objetivos, desenhou-se uma metodologia qualitativa, assente na realização de entrevistas, de cariz semidiretivo, a um conjunto relevante e diversificado de atores-chave do programa, no período de 2014 a 2016, nomeadamente: egressos dos cursos Pronatec do IFFar das modalidades FIC (Formação Inicial e Continuada) e técnico concomitante ao ensino médio (15 entrevistados); professores que lecionaram no programa (10 entrevistados); e coordenadores do Pronatec (5 entrevistados). Na análise e discussão dos resultados, recorre-se à técnica de análise de conteúdo, procurando-se um olhar cruzado e holístico das representações dos atores-chave em relação às dimensões analíticas privilegiadas na pesquisa.