Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

HelpIt | Aplicação Mobile Interativa para Apoio Social

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_AndreSousa_2019_MEI.pdf8.41 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este documento relata todo o processo de estudo, desenvolvimento e avaliação do projeto “HelpIt - Aplicação móvel interativa para apoio social”, uma aplicação móvel que visa auxiliar as instituições e organizações sociais na coleta de donativos, através de um simples jogo de atribuição de donativos, desafios semanais e colecionamento de crachás. Numa fase inicial, são identificadas as dificuldades que as instituições e organizações de solidariedade social sentem, nos dias de hoje, ao angariar fundos de apoio. É ainda feita uma descrição daquilo que se pretende da aplicação, bem como das motivações e oportunidades que conduziram à escolha do tema. Finaliza-se o capítulo inicial com estrutura detalhada do presente documento. Num segundo capítulo, é feita uma análise ao estado da arte atual. Inicia-se a análise com uma pesquisa acerca de algumas componentes da psicologia humana, onde são abordados temas como o perfil do colecionador, a necessidade básica de integração e a partilha de feitos e conquistas. Mais à frente é descrito o estudo efetuado ao atual processo de doação, mencionando os meios de doação disponibilizados por algumas das mais conhecidas organizações, Cruz Vermelha, Banco Alimentar e Unicef. A descrição deste processo vê-se finalizada com uma breve redação acerca dos benefícios, atribuídos pelo Fisco, aos eventuais doadores. Em seguida é realizada uma extensa análise de valor, onde se apresenta a proposta de valor deste projeto, tendo em conta os modelos de negócio Peter Koen, Canvas, Verna Allee, cadeia de valor de Porter e um exemplo prático do método AHP. Concluído o retrato do estado da arte, surge o capítulo de design. Nesta secção são enumeradas e explicadas todas as tecnologias e soluções possíveis para a concretização do produto final, descrevendo uma análise ao cumprimento dos requisitos funcionais e não funcionais. Posteriormente veem-se introduzidos os casos de uso que constituem as funcionalidades base do produto, diagramas arquiteturais e aplicacionais, e ainda um subcapítulo de avaliação e escolha das tecnologias que irão envolver a fase de desenvolvimento. Em consequência, é possível encontrar o capítulo de desenvolvimento e implementação da aplicação. Neste capítulo é minuciosamente relatado todo o processo de desenvolvimento aplicacional, abordando os problemas encontrados, mudanças de plano e reformulações estruturais e/ou tecnológicas. Para finalizar é descrito o capítulo de avaliação da solução, secção essa onde se veem retratados os métodos de avaliação utilizados, bem como os resultados pretendidos e obtidos.
This document describes the entire process behind the research, implementation and evaluation of the project HelpIt, a mobile application that aims to help social institutions and organizations in collecting donations, through a simple game of donation attribution, weekly challenges and badge collecting. At an early stage, the difficulties that charities and organizations are experiencing today in raising support funds are identified. A description is also given of what the application is intended to be, as well as the motivations and opportunities that led to the choice of theme. This concludes the opening chapter with a detailed structure of this document. In a second chapter, an analysis is made of the current state of the art. The analysis begins with research on some components of human psychology, where topics such as the collector's profile, the basic need for integration and the sharing of achievements and achievements are addressed. Further on is the study of the current donation process and the means of donation provided by some best-known organizations, the Red Cross, the Food Bank and UNICEF. The description of this process is consolidated with a brief wording about the benefits attributed by the tax authorities to potential donors. Then an extensive value analysis is performed, presenting the value proposition of this project, considering the business models Peter Koen, Canvas, Verna Allee, Porter value chain and a practical example of the AHP method. Once the state-of-the-art portrait is completed, the design chapter appears. This section lists and explains all possible technologies and solutions for final product implementation, describing an analysis of compliance with functional and nonfunctional requirements. Subsequently, the use cases that constitute the basic functionalities of the product, architectural and application diagrams, and a sub chapter of evaluation and choice of technologies that will involve the development phase are introduced. As a result, you can find the chapter on application development and implementation. In this chapter, the entire process of application development is covered, addressing the problems encountered, changes of plan and structural and/or technological reformulations. Finally, the solution evaluation chapter is described, where the chosen evaluation methods, as well as the intended and obtained results are portrayed.

Description

Keywords

Social Mobile app Application Donation Charity Collection Badges Ionic NodeJS MongoDB Android iOS

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License