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Advisor(s)
Abstract(s)
Society is increasingly tied to technology. If you look around you, you see countless pieces of engineering to which people are becoming more and more accustomed and outstanding. This is due to the efficiency with which technological solutions respond to the needs of their users. Nowadays it is possible to do almost everything online: buying clothes, traveling, ordering food and being delivered at home, are examples of things that were unthinkable 30 years ago. The e-commerce brought a revolution that has shaken many industries. From music to retail, through to services, there was none to which the appearance of this new kind of business was indifferent. The possibility of selling online to any part of the world made it possible for even small businesses to export and compete with large companies. However, the application of this type of trade to services is not as strong as when compared to the sale of products. There are many more platforms for selling products via the Internet than platforms for providing services. With this, some companies started to provide this service, but without using technology. All the management of orders and receipts is done by telephone, and the records made in paper or on an Excel sheet, which causes employees to spend time on tasks that are not their area of expertise. This thesis aims at creating a platform to meet these needs by providing a range of tools to facilitate the work of service providers. To achieve this, a platform capable of supporting multiple service types and multiple marketplace service providers will be designed and developed. This platform will be composed of several applications, from the platform’s main site and back-office application, to mobile applications for couriers. These are aimed at a segmented response to the needs of the three existing types of customer: service providers, remittance agents and, of course, the final customer. In this context, a pilot laundry will be used as the pilot, which will lead to the evaluation and testing phase.
A sociedade está cada vez mais ligada à tecnologia. Se olharmos à nossa volta, vemos inúmeras peças de engenharia, às quais as pessoas estão cada vez mais habituadas e dependentes. Tal acontece devido à eficiência com que as soluções tecnológicas respondem às necessidades dos seus utilizadores. Nos dias de hoje é possivel fazer praticamente tudo via internet: comprar roupa, viagens, encomendar comida e esta ser entregue em casa, são exemplos de coisas que há 30 anos era impensável que se conseguisse. O e-commerce trouxe uma revolução que abanou muitas indústrias. Da música ao retalho, passando pelos serviços, não houve nenhuma ao qual o aparecimento deste novo tipo de comércio fosse indiferente. A possibilidade de vender online para qualquer parte do mundo possibilitou que mesmo pequenos negócios pudessem exportar e competir com as grandes empresas. No entanto, a aplicação deste tipo de comércio a serviços, ainda não é tão forte como quando comparado à venda de produtos. Existem muito mais plataformas de venda de produtos via internet, do que plataformas de prestação de serviços. Com isto, algumas empresas começaram a prestar esse serviço, mas sem recurso à tecnologia. Toda a gestão de pedidos e estafetas é feita via telefone, e os registos feitos em papel ou numa folha de Excel, o que faz com que os funcionários gastem tempo em tarefas que não são a sua área de especialização. Esta tese visa a criação de uma plataforma que dê resposta a estas necessidades, providenciando uma série de ferramentas que facilite o trabalho dos prestadores de serviços. Para tal, será idealizada e desenvolvida uma plataforma capaz de suportar múltiplos tipos de serviços e múltiplos prestadores de serviços, ao estilo marketplace. Esta plataforma será composta por várias aplicações, desde o site principal da plataforma e aplicação back-office, até aplicações móveis para os estafetas. Estas têm como objetivo dar uma resposta segmentada às necessidades dos três tipos de cliente existentes: os prestadores de serviços, os estafetas e, obviamente, o cliente final. Neste contexto, será tido como cliente piloto uma lavandaria, que conduzirá a fase de testes e avaliação.
A sociedade está cada vez mais ligada à tecnologia. Se olharmos à nossa volta, vemos inúmeras peças de engenharia, às quais as pessoas estão cada vez mais habituadas e dependentes. Tal acontece devido à eficiência com que as soluções tecnológicas respondem às necessidades dos seus utilizadores. Nos dias de hoje é possivel fazer praticamente tudo via internet: comprar roupa, viagens, encomendar comida e esta ser entregue em casa, são exemplos de coisas que há 30 anos era impensável que se conseguisse. O e-commerce trouxe uma revolução que abanou muitas indústrias. Da música ao retalho, passando pelos serviços, não houve nenhuma ao qual o aparecimento deste novo tipo de comércio fosse indiferente. A possibilidade de vender online para qualquer parte do mundo possibilitou que mesmo pequenos negócios pudessem exportar e competir com as grandes empresas. No entanto, a aplicação deste tipo de comércio a serviços, ainda não é tão forte como quando comparado à venda de produtos. Existem muito mais plataformas de venda de produtos via internet, do que plataformas de prestação de serviços. Com isto, algumas empresas começaram a prestar esse serviço, mas sem recurso à tecnologia. Toda a gestão de pedidos e estafetas é feita via telefone, e os registos feitos em papel ou numa folha de Excel, o que faz com que os funcionários gastem tempo em tarefas que não são a sua área de especialização. Esta tese visa a criação de uma plataforma que dê resposta a estas necessidades, providenciando uma série de ferramentas que facilite o trabalho dos prestadores de serviços. Para tal, será idealizada e desenvolvida uma plataforma capaz de suportar múltiplos tipos de serviços e múltiplos prestadores de serviços, ao estilo marketplace. Esta plataforma será composta por várias aplicações, desde o site principal da plataforma e aplicação back-office, até aplicações móveis para os estafetas. Estas têm como objetivo dar uma resposta segmentada às necessidades dos três tipos de cliente existentes: os prestadores de serviços, os estafetas e, obviamente, o cliente final. Neste contexto, será tido como cliente piloto uma lavandaria, que conduzirá a fase de testes e avaliação.
Description
Keywords
Logistics Services Micro-Services Architecture E-Commerce
