Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Melhoria contínua na logística da equipa após-venda da Salvador Caetano África

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_JoseMoreira_2021_MEM.pdf8.43 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Dado o constante crescimento das empresas, a filosofia do Lean Thinking e todas as metodologias que dela advêm têm-se tornado recorrentes na procura de soluções para a minimização de desperdícios, garantia da qualidade e melhoria contínua de processos. Este projeto teve como objetivo a análise de processos numa equipa de uma empresa do ramo da importação automóvel para o continente africano de modo a melhorar as condições de trabalho no desenvolvimento de procedimentos diários dos colaboradores, medindo objetivos e desempenhos da equipa, levando assim ao aumento do número de vendas. Através do contacto diário com o ambiente operacional, foram identificados vários problemas ou oportunidades de melhoria nos processos de gestão do abastecimento de peças para os países africanos. As soluções propostas incluíram projetos de reformulação da metodologia de informação utilizada para o cliente, do sistema de apoio à decisão, com a melhoria de processos com recurso a linguagem de programação, nomeadamente a linguagem Python ; a implementação de um sistema de armazenagem para o abastecimento por picking aos concessionários em África, com o aluguer de espaço de uma plataforma logística para o recebimento, separação e expedição das encomendas; e ainda implementação de um Dashboard para a medição do desempenho da equipa com recursos a indicadores de desempenho operacionais chave. Com as alterações implementadas, é expectável que seja possível reduzir desperdícios temporais no exercício diário das funções dos colaboradores da equipa em 94% o gasto temporal com o colaborador, além disso permitiu com que este processo fosse automatizado e não feito de forma única por cliente, conseguindo assim uma diminuição de 99,8% de gasto temporal do colaborador. Com a segunda proposta, a implementação do espaço de armazenagem, o número de vendas das peças de automóveis aumentou, este tipo de negócio teve um aumento de margem de lucro de 26% para a empresa, contudo o ganho com a melhoria desta proposta pode variar por se tratar de uma fase experimental e com parâmetros negociais muito variáveis. Finalmente, prevê-se a referenciação de objetivos que levam ao aumento da melhoria contínua diária, melhoria esta que aumentou tendo em conta a janela temporal em que as encomendas são tratadas.
Given the constant growth of companies, the Lean Thinking philosophy and all the methodologies that come from it have become recurrent in the search for solutions to minimize waste, quality assurance and continuous process improvement. This project aimed to analyze processes in a team from a company in the auto import business to the African continent to improve working conditions in the development of employees' daily procedures, measuring objectives and team performance, thus leading to an increase in the number of sales. Through daily contact with the operational environment, several problems or opportunities for improvement were identified in the processes of managing the supply of parts to African countries. The proposed solutions included projects to reformulate the information methodology used for the customer, the decision support system, with the improvement of processes using programming language, namely Python; the implementation of a storage system for supply by picking to dealers in Africa, with the leasing of a logistics platform space for the receipt, separation and dispatch of orders; and also the implementation of a Dashboard to measure the team's performance using key operational performance indicators. With the implemented changes, it is expected that it will be possible to reduce the time waste in the daily exercise of the functions of the team's employees by 94% the time spent with the employee, in addition to allowing this process to be automated and not done in a unique way per customer, thus achieving a decrease of 99.8% of time spent with the employee. With the second proposal, the implementation of the storage space, the number of sales of car parts increased, this type of business had an increase in profit margin of 26% for the company, however the gain with the improvement of this proposal may vary because it is an experimental phase and with very variable business parameters. Finally, it is foreseen the referencing of goals that lead to an increase in daily continuous improvement, an improvement that has increased given the time window in which orders are handled.

Description

Keywords

Melhoria Contínua Otimização Cadeia de abastecimento Logística Distribuição Armazenamento Picking KPI Tratamento de dados Continuous Improvement Optimization Supply Chain Logistics Distribution Storage Data Base Analytics

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License