Publication
Balanced scorecard and learning organization: Case Study
dc.contributor.author | Costa Oliveira, Helena | |
dc.contributor.author | Lima Rodrigues, Lúcia | |
dc.contributor.author | Eiriz, Vasco | |
dc.date.accessioned | 2018-06-27T14:45:47Z | |
dc.date.available | 2018-06-27T14:45:47Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | O Balanced Scorecard (BSC) é uma resposta às exigências da realidade económico-social, num processo que parece favorecer o desenvolvimento da aprendizagem nas empresas. Este trabalho averigua dessa presunção. Para o estudo definimos doze características essenciais a uma organização de aprendizagem, analisadas sob três categorias e agrupadas numa grelha de perceção; procedemos também a uma análise crítica do conceito BSC à luz dessas características. Baseados nessa grelha caracterizamos a empresa objeto de estudo em dois momentos: antes de iniciar o projeto BSC e dezoito meses após o seu início. Da comparação entre as duas caracterizações tentamos aferir como variou a sua capacidade para aprender organizacionalmente. Concluímos que essa capacidade foi incrementada: a empresa melhorou enquanto organização de aprendizagem, essencialmente quando observada sob duas das categorias assumidas: ambiente organizacional e liderança. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.4270/ruc.2012436 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1809-3337 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/11750 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Balanced Scorecard | pt_PT |
dc.subject | Organizações de Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Gestão Estratégica | pt_PT |
dc.subject | Ambiente Organizacional | pt_PT |
dc.title | Balanced scorecard and learning organization: Case Study | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 183 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 4 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 167 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista Universo Contábil | pt_PT |
oaire.citation.volume | 8 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- O Balanced Scorecard e a Organização de Aprendizagem Estudo de Caso, Revista Universo Contábil, Vol. 8, nº. 4, pp.167-183.pdf
- Size:
- 342.83 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: