Repository logo
 
Publication

Balanced scorecard and learning organization: Case Study

dc.contributor.authorCosta Oliveira, Helena
dc.contributor.authorLima Rodrigues, Lúcia
dc.contributor.authorEiriz, Vasco
dc.date.accessioned2018-06-27T14:45:47Z
dc.date.available2018-06-27T14:45:47Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractO Balanced Scorecard (BSC) é uma resposta às exigências da realidade económico-social, num processo que parece favorecer o desenvolvimento da aprendizagem nas empresas. Este trabalho averigua dessa presunção. Para o estudo definimos doze características essenciais a uma organização de aprendizagem, analisadas sob três categorias e agrupadas numa grelha de perceção; procedemos também a uma análise crítica do conceito BSC à luz dessas características. Baseados nessa grelha caracterizamos a empresa objeto de estudo em dois momentos: antes de iniciar o projeto BSC e dezoito meses após o seu início. Da comparação entre as duas caracterizações tentamos aferir como variou a sua capacidade para aprender organizacionalmente. Concluímos que essa capacidade foi incrementada: a empresa melhorou enquanto organização de aprendizagem, essencialmente quando observada sob duas das categorias assumidas: ambiente organizacional e liderança.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.4270/ruc.2012436pt_PT
dc.identifier.issn1809-3337
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/11750
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectBalanced Scorecardpt_PT
dc.subjectOrganizações de Aprendizagempt_PT
dc.subjectGestão Estratégicapt_PT
dc.subjectAmbiente Organizacionalpt_PT
dc.titleBalanced scorecard and learning organization: Case Studypt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage183pt_PT
oaire.citation.issue4pt_PT
oaire.citation.startPage167pt_PT
oaire.citation.titleRevista Universo Contábilpt_PT
oaire.citation.volume8pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
O Balanced Scorecard e a Organização de Aprendizagem Estudo de Caso, Revista Universo Contábil, Vol. 8, nº. 4, pp.167-183.pdf
Size:
342.83 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: