Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
327.41 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Num mundo em rápida evolução, a tecnologia desempenha um papel fundamental na transformação da forma
como os estudantes aprendem e interagem com conceitos teóricos e práticos. Um exemplo notável deste progresso é o Virtual Instrument Systems in Reality (VISIR), uma popular plataforma de laboratório remoto desenvolvida para o ensino de disciplinas específicas, como a eletrónica analógica e a
eletricidade. Este laboratório permite que os estudantes realizem experiências práticas através da Internet, utilizando potencialmente equipamento real, instalado num local distante, e controlado à distância. Assim, os estudantes podem aceder ao laboratório remoto VISIR através de um navegador Web e interagir com instrumentos e circuitos como se estivessem num laboratório convencional. No entanto, provavelmente por não ter recebido actualizações relevantes durante bastante tempo, esta plataforma apresenta várias limitações, que serão exploradas neste artigo, essencialmente as que existem atualmente na Matriz de Comutação. Esta abordagem baseou-se em informações publicadas na literatura científica combinadas com o retorno da intensiva experiência de utilizadores e proprietários. Esta avaliação visa identificar várias limitações (técnicas, educativas ou pedagógicas, operacionais e económicas) da Matriz de Comutação, que podem ser consideradas ameaças para o futuro do laboratório remoto VISIR e afetar o seu desempenho e estabilidade, bem como a sua expansão a uma comunidade mais vasta de utilizadores. De salientar que não são apresentadas sugestões de soluções para corrigir as limitações desta parte da plataforma remota.
Description
Keywords
Limitações Matriz de comutação VISIR
Citation
Jacob, F. L., Fidalgo, A. V., Ruiz, E. S. C., Loro, F. G. (2024, June 26-28). Laboratório remoto VISIR: As Limitações da Matriz de Comutação (pp.737-742). Libro de actas XVI Congreso Internacional Tecnología Aprendizage y Enseñanza de la Electrónica (TAEE’24) Málaga, Spain.