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Censura no governo de Vargas

dc.contributor.authorCosta, Maria Cristina Castilho
dc.date.accessioned2016-06-30T11:31:44Z
dc.date.available2016-06-30T11:31:44Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractO presente trabalho tem diferentes objetivos: o primeiro deles é apresentar resultados da pesquisa que vem sendo realizada pelo Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (OBCOM-USP), a partir do Arquivo Miroel Silveira da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (AMS/ECA-USP), sobre censura aos meios de comunicação e à produção artística. O tema da liberdade de expressão tem se tornado cada vez mais importante para os estudos de comunicação. O segundo objetivo é, relembrando os 60 anos do suicídio do presidente Getúlio Vargas, falar de sua atuação no controle e intervenção sobre a imprensa e a produção artística. Ele foi o criador do sistema de censura que vigorou no Brasil de 1937 a 1988 (quando a Constituição eliminou os órgãos oficiais de censura), através do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), do qual o Arquivo Miroel Silveira é resultado e exemplo. O terceiro objetivo do presente trabalho é mostrar que a censura moral ou estética é um subterfúgio para o principal intuito de toda censura, que é controlar a produção simbólica e impedir a crítica e a dissidência. Isso será feito através da análise dos documentos do processo 268 de censura prévia da peça Ben-Hur, de 1943, que deveria estrear em São Paulo. Finalmente, o quarto objetivo deste texto é mostrar que a extinção dos órgãos oficiais de censura, a chamada censura “clássica”, não evitou que outros meios indiretos, plurais, particulares e governamentais continuassem a controlar meios de comunicação e manifestações artísticas, impedindo a livre expressão.pt_PT
dc.description.abstractThis article has several aims: the first one is to show the results of a research that has been conducted by the Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (OBCOM-USP), from the Arquivo Miroel Silveira of the Escola de Comunicações e Artes of São Paulo University (AMS/ECA-USP), on censorhip of media and artistic production. The theme of freedom expression has become increasingly important for the communication studies. The second aim is, recalling the 60th anniversary of President Getúlio Vargas’s suicide, to talk about his role in the control and intervention on press and artistic production.pt_PT
dc.identifier.doi10.34630/erei.vi3.3910pt_PT
dc.identifier.issn2182-6439
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8364
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Portopt_PT
dc.subjectLiberdade de expressãopt_PT
dc.subjectProdução artísticapt_PT
dc.subjectCensurapt_PT
dc.subjectArquivo Miroel Silveirapt_PT
dc.subjectImprensapt_PT
dc.subjectFreedom of expressionpt_PT
dc.subjectCensorshippt_PT
dc.subjectArtistic productionpt_PT
dc.subjectPresspt_PT
dc.titleCensura no governo de Vargaspt_PT
dc.title.alternativeantes, durante e depoispt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt_PT
oaire.citation.titleE-Revista de Estudos Interculturais do CEIpt_PT
oaire.citation.volume3pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

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