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Standardização e melhoria dos processos internos customer service

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Abstract(s)

Este projeto foi realizado em contexto industrial numa empresa de compósitos de cortiça, durante um estÔgio de 8 meses, no departamento de serviço e apoio ao cliente. O objetivo do projeto é a melhoria dos processos internos do serviço de modo a melhorar a sua eficiência após implementação de novo ERP. A partir da observação dos fluxos de trabalho do serviço foi criado um mapa dos processos envolvidos entre a entrada de uma nova encomenda e a sua expedição. As atividades realizadas internamente foram analisadas e originaram instruções de trabalho relativas a vÔrias Ôreas fundamentais do processo produtivo. Foi elaborado um Dashboard que contém indicadores relevantes como encomendas registadas, processos de expedição criados, etc. e melhorado posteriormente de modo a minimizar o erro humano e facultar informação precisa de apoio à gestão do departamento e de monitorização por parte da gestão de topo. Como parte da implementação dos indicadores houve uma mudança na gestão da troca de processos entre a equipa de registo e expedição que trouxe uma melhoria significativa na visibilidade da informação e na gestão dos processos abertos, fechados e bloqueados. Foram desenvolvidos fluxos automÔticos de emails e uma plataforma para registo dos processos de devolução de modo a trazer visibilidade e poder disponibilizar informação sobre os processos em aberto. As alterações feitas contribuíram para uma maior visibilidade e controlo dos fluxos de informação do departamento, uma melhoria significativa na organização e arquivo dos processos e uma redução de 67% na quantidade de emails trocados entre equipas e entre o serviço de apoio ao cliente e as equipas de vendas.
This project was developed in an industrial context in a cork composites factory, during an internship spanning 8 months, in the customer service department. The objective of the project is the optimization of internal processes following implementation of a new ERP. Starting from observing the workflow of the department, a map of all involved processes between the posting of a new order and shipment was created. The activities, related to the department, were analyzed and standard work procedures were created. A Dashboard containing relevant performance indicators like registered orders, expedition processes made, etc. was created and improved reducing human error and providing reliable information to support the customer service management as well as serve as a monitoring tool for higher management. Stemming from the implementation of the dashboard in Power BI there was a change to the way processes are shared between the registry team and the expedition team resulting in a significant improvement to information visibility and the control of open, closed and blocked processes. A platform to manage return processes was developed as well as automatic email flows to offer better visibility over the open processes and improve information flow. The changes made brought bigger visibility and control over the information flow in the department, a significant improvement in the organization of orders and a 67% reduction in emails traded between both teams and between customer service and sales teams.

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Keywords

Standard-Work KPIs Lean

Pedagogical Context

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