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Programa de treino de competências cirúrgicas em realidade mista
| datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia | |
| datacite.subject.sdg | 09:Indústria, Inovação e Infraestruturas | |
| dc.contributor.advisor | Coelho, Luís Filipe Martins Pinto | |
| dc.contributor.author | ANTUNES, MIGUEL ÂNGELO SARAIVA | |
| dc.date.accessioned | 2025-09-08T11:42:36Z | |
| dc.date.available | 2025-09-08T11:42:36Z | |
| dc.date.issued | 2025-07-25 | |
| dc.description.abstract | Considerando a crescente necessidade de métodos eficazes, acessíveis e económicos na formação cirúrgica, esta dissertação propõe e explora o desenvolvimento de uma solução baseada em realidade mista como um complemento viável aos métodos tradicionais. A realidade mista, ao combinar elementos de realidades virtual e aumentada, permite a simulação de procedimentos cirúrgicos complexos, sem as restrições impostas pelos métodos tradicionais. Com este objetivo, foram concebidos e implementados exercícios num simulador cirúrgico imersivo designado OrthoSim, orientado para as áreas da laparoscopia e da artroscopia, com recurso aos dispositivos Meta Quest 3. O simulador integra exercícios clínicos com um sistema de gamificação para potenciar a motivação e o envolvimento dos utilizadores. O sistema desenvolvido inclui ainda uma plataforma web complementar, que permite personalizar os exercícios e gerir diferentes configurações do mesmo com níveis de dificuldade distintos. Além disso, disponibiliza funcionalidades de registo, autenticação e visualização do desempenho dos utilizadores. A avaliação da solução foi realizada através da “Escala de Usabilidade do Sistema”, aplicada a uma amostra de 11 participantes, dos quais três eram profissionais da área cirúrgica e os restantes não possuíam formação neste domínio. A pontuação obtida (74,3) indica uma boa usabilidade global, com destaque para a perceção especialmente positiva por parte dos cirurgiões. Verificou-se ainda uma influência positiva na sua adaptação à realidade mista e na motivação no treino. Deste modo, o sistema demonstrou elevado potencial como ferramenta complementar no ensino cirúrgico, aliando acessibilidade, segurança e realismo na prática técnica. Apesar dos resultados promissores, a reduzida dimensão e representatividade da amostra limita a generalização dos dados, ainda que três cirurgiões tenham sido incluídos. Trabalhos futuros estão a ser planeados com o intuito de validar o simulador em contextos de treino reais, incluindo uma amostra mais alargada e diversificada de profissionais da saúde, de modo a avaliar o seu impacto na aquisição de competências técnicas e na eficácia da formação cirúrgica em larga escala. | por |
| dc.description.abstract | Considering the growing need for effective, accessible and economical methods in surgical training, this dissertation proposes and explores the development of a solution based on mixed reality as a viable complement to traditional methods. By combining elements of virtual and augmented reality, mixed reality allows complex surgical procedures to be simulated without the restrictions imposed by traditional methods. To this end, exercises were designed and implemented in an immersive surgical simulator called OrthoSim, aimed at the areas of laparoscopy and arthroscopy, using Meta Quest 3 devices. The simulator integrates clinical exercises with a gamification system to boost user motivation and involvement. The system also includes a complementary web platform, which allows you to personalise the exercises and manage different configurations with distinct levels of difficulty. It also provides features for registering, authenticating and visualising the user performance. The solution was evaluated using the ‘System Usability Scale’, applied to a sample of 11 participants, three of whom were surgical professionals and the rest had no training in this field. The score obtained (74.3) indicates good overall usability, with a particularly positive perception from surgeons. There was also a positive influence on their adaptation to the mixed reality and on their motivation in training. In this way, the system showed great potential as a complementary tool in surgical teaching, combining accessibility, safety and realism in technical practice. Despite the promising results, the small size and representativeness of the sample limits the generalisability of the data, even though three surgeons were included. Future work is being planned with the aim of validating the simulator in real training contexts, including a wider and more diverse sample of healthcare professionals, in order to assess its impact on the acquisition of technical skills and the effectiveness of large-scale surgical training. | eng |
| dc.identifier.tid | 203995996 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/30405 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.rights.uri | N/A | |
| dc.subject | Mixed Reality | |
| dc.subject | Surgical Training | |
| dc.subject | Laparoscopy | |
| dc.subject | Arthroscopy | |
| dc.subject | Gamification | |
| dc.subject | Simulator | |
| dc.subject | Realidade mista | |
| dc.subject | Formação cirúrgica | |
| dc.subject | Laparoscopia | |
| dc.subject | Artroscopia | |
| dc.subject | Gamificação | |
| dc.subject | Simulador | |
| dc.title | Programa de treino de competências cirúrgicas em realidade mista | por |
| dc.title.alternative | Mixed reality surgical skills training programme | eng |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia Biomédica |
