Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
352.14 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O ensino à distância padeceu, durante longos anos, de várias limitações ao nível da interacção entre alunos, professores e material didáctico. Essas limitações foram sendo ultrapassadas com recurso aos novos meios de comunicação, de que a internet é, neste caso concreto, exemplo máximo.
No entanto, uma das limitações que se tem mostrado mais difícil de superar é a do acesso remoto dos alunos a laboratórios reais. As várias propostas apresentadas até ao momento implicam normalmente um conjunto de recursos próprios e pouco flexíveis para cada trabalho, com um elevado tempo de aprendizagem para a sua implementação.
O laboratório remoto apresentado neste artigo tem por base uma plataforma flexível que permite a realização de múltiplos trabalhos sem necessidade de alterações da sua estrutura de base. A sua utilização é bastante simples, não implicando longos ciclos de configuração. A interface com o utilizador é genérica, não necessitando de ser configurada, qualquer que seja a montagem efectuada.
Description
Keywords
Laboratório remoto Remote labs Ensino Electrónica E-learning