Repository logo
 
Publication

Aulas teóricas online: como potenciar estes espaços?

dc.contributor.authorViegas, Maria Clara Neves Cabral da Silva Moreira
dc.date.accessioned2024-06-27T11:58:27Z
dc.date.available2024-06-27T11:58:27Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractPelo seu elevado número de alunos, estas aulas têm sido um dos espaços letivos mais “sacrificados” neste período de confinamento. Por outro lado, tratando-se de aulas em que tradicionalmente o professor é que tem o papel predominante, são logisticamente mais fáceis de dar à distância. No entanto, é conhecido o declínio na atenção quando estamos simplesmente a ouvir alguém. Muitos docentes já incorporavam momentos diferentes nas suas aulas para envolver a audiência em desafios e pequenas discussões. De forma a tentar manter as aulas teóricas um espaço de aprendizagem produtiva para os alunos, foi implementado o regime de aula invertida, em que os alunos têm de se preparar para a aula antes, e não apenas estudá-la à posteriori. Para isso são preparadas as narrações das aulas (em formato de pequenos vídeos) que são disponibilizadas aos alunos antes da aula ocorrer online. No início de cada aula, os alunos expõem as suas dúvidas ou reflexões. O professor, usando esse feedback, chama a atenção dos conceitos fundamentais, especialmente aqueles em que foram expressas dúvidas e dá exemplos e aplicações. O espaço online pode assim ser dedicado à partilha de ideias e discussões que possam potenciar a aprendizagem ativa. É solicitada a participação de todos os alunos mediante questões colocadas em plataformas de resposta rápida (Polleve). Além dos alunos fazerem autoavaliação, o professor apercebe-se do progresso da aula, o que nesta modalidade de aulas online pode ser uma ajuda preciosa. Assim, no decorrer do terceiro semestre de aulas teóricas online, este trabalho pretende ser uma reflexão sobre as mais valias desta implementação, vista por professores e alunos.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationViegas, M. C. N.C.S.M. (2021, Maio 6-7). Aulas teóricas online: como potenciar estes espaços? [Resumo]. Livro de resumos do Fórum Interno 21: Desafios do "novo normal", Politécnico do Porto, Porto, Portugalpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/25710
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherIPPpt_PT
dc.subjectAula invertidapt_PT
dc.subjectAulas onlinept_PT
dc.subjectAprendizagem ativapt_PT
dc.titleAulas teóricas online: como potenciar estes espaços?pt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePolitécnico do Porto, Porto, Portugalpt_PT
oaire.citation.startPage34pt_PT
oaire.citation.titleFórum Interno 21: Desafios do "novo normal"pt_PT
person.familyNameViegas
person.givenNameClara
person.identifierR-002-477
person.identifier.orcid0000-0002-5769-5291
person.identifier.ridR-1218-2016
person.identifier.scopus-author-id56014304600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication3773fdae-e1ea-4f0f-abbe-31847132c154
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3773fdae-e1ea-4f0f-abbe-31847132c154

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
COM_ClaraViegas_CIETI_2021.pdf
Size:
70.69 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: