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Análise e melhoria de célula produtiva para cabos de comando automóvel

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologiapt_PT
dc.contributor.advisorSilva, Francisco José Gomes da
dc.contributor.authorBarreira, Miguel Pinto
dc.date.accessioned2024-09-10T13:47:32Z
dc.date.embargo2027-09-10
dc.date.issued2024-07-05
dc.description.abstractAtualmente, a indústria automóvel compõe uma das indústrias com maior impacto na economia mundial. Esta indústria é reconhecida pela sua grande competitividade e elevada cadência de produção para uma grande diversidade de produtos. A junção destes fatores, faz com que este setor ambicione o constante desenvolvimento e melhoria dos seus processos, sem pôr em causa os requisitos de qualidade do produto. O trabalho apresentado e desenvolvido nesta dissertação teve por base as necessidades identificadas pela empresa Fico Cables na alteração de uma linha de montagem de cabos de comando, assim como um sistema de alimentação de uma linha de produção de tubo de espiral. Com a alteração da linha de montagem, era tido como principal objetivo a eliminação de um posto de trabalho de forma a aumentar a rentabilidade da linha, assim como a mesma ficar menos dependente do ritmo de trabalho dos operadores. Com a eliminação de um posto de trabalho, neste caso o posto de ensaio, todos os equipamentos nele presentes teriam de ser realocados para os restantes postos que se iriam manter. No segundo projeto, que teria por base a melhoria do sistema de alimentação do tubo interior de PTFE no tubo espiral do cabo de comando, foi desenvolvido um sistema de alimentação auxiliar ao já existente na célula produtiva, bem como um sistema de deteção da posição do tubo. Com ambos os sistemas, era pretendido eliminar a tração excessiva no tubo interior quando desenrolado, bem como diminuir o tempo de ciclo do processo, com a eliminação do escorregamento entre o tubo interior e as polias de alimentação. Com a alteração da célula produtiva e o seu layout, foi possível reduzir a área total em cerca de 19% e aumentar a rentabilidade da mesma de RX cabo/operário/hora para RY cabo/operário/hora, um aumento de 21.21%. Com a introdução do sistema auxiliar de alimentação, não só foi eliminada a tração excessiva do tubo e o escorregamento, como o tempo de ciclo na célula produtiva passou também de TX segundos para TY segundos. Com a realização de ambos os projetos, foi possível verificar o impacto que a melhoria contínua do processo pode ter para qualquer fábrica no aspeto da rentabilidade do ciclo produtivo.pt_PT
dc.description.abstractCurrently, the automotive industry is one of the industries with the greatest impact on the world’s economy. This industry is known for its high competitiveness and high production rate of a wide range of products. The combination of these factors means that this sector continuously seeks the constant development and improvement of its processes without affecting the product quality requirements. The work presented and developed in this dissertation was based on the needs identified by the Fico Cables company in changing an assembly line, as well as a feeding system for a spiral tube production line. The main goal of changing the assembly line was to eliminate a workstation in order to increase the rentability of the line and also make it less dependent on the workers production pace. With the elimination of a workstation, in this case the testing station, all of its equipment would have to be reallocated in the remaining workstation that would be kept. In the second project, which would be based on improving the supply system for the inner PTFE tube of the spiral tube on a Bowden cable, an auxiliary supply system was developed to the one already present in the production cell, as well as a system to detect the position of the tube. With both systems, the aim was to achieve goals such as eliminating the excessive traction on the inner tube when unwind, as well as reducing the cycle time by eliminating the slipping effect between the inner tube and the feed pulleys. By changing the production cell and its layout, it was possible to reduce the total area by around 19% and increase its rentability from RX cable/worker/hour to RY cable/worker/hour, an increase of 21.21%. With the introduction of the auxiliary feeding system, not only was the excessive tube traction and slipping eliminated, but also the cycle time in the production cell went form TX seconds to TY seconds. By carrying out both projects, it was possible to verify the impact that continuous improvement can have in any factory productive cycle.pt_PT
dc.identifier.tid203691385pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/25967
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAutomotive industrypt_PT
dc.subjectBowden cablept_PT
dc.subjectProfitabilitypt_PT
dc.subjectAutomationpt_PT
dc.subjectProduction cellpt_PT
dc.subjectContinuous improvementpt_PT
dc.subjectIndústria automóvelpt_PT
dc.subjectCabo de comandopt_PT
dc.subjectRentabilidadept_PT
dc.subjectAutomaçãopt_PT
dc.subjectCélula produtivapt_PT
dc.subjectMelhoria continuapt_PT
dc.titleAnálise e melhoria de célula produtiva para cabos de comando automóvelpt_PT
dc.title.alternativeAnalysis and improvement of production cell for automotive bowden cablespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsembargoedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Mecânicapt_PT

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