Publication
O ensino superior e a aprendizagem ao longo da vida: reflexões sobre a importância do recurso a metodologias mistas de investigação
dc.contributor.author | Duarte, Marina | |
dc.date.accessioned | 2020-07-10T09:00:51Z | |
dc.date.available | 2020-07-10T09:00:51Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | O Processo de Bolonha e a criação da área europeia de ensino superior enfatizam, entre outros aspetos, a importância da aprendizagem ao longo da vida (em contexto formal e não formal), fator fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade assente na informação e no conhecimento. A aprendizagem e formação ao longo da vida implicam que o estudante possa (e queira) monitorizar o seu desempenho, no sentido de identificar necessidades de formação e os modos de as concretizar. Assim sendo, compete também ao ensino superior assegurar que os estudantes se tornam aprendentes eficazes e eficientes para que também o possam ser enquanto profissionais ativos. Por isso se preconiza que, no ensino superior, se adotem metodologias centradas no estudante e na aprendizagem e não apenas no ensino, e que as unidades curriculares sejam contabilizadas tendo em conta o tempo total de aprendizagem de um estudante típico (carga de trabalho do estudante) e não apenas as horas de ensino. Contudo, diversos estudos mostram não haver relação entre a carga de trabalho do estudante e o seu desempenho académico, nomeadamente entre o tempo de estudo e as classificações, aventando-se a hipótese de que existem muitas atividades de estudo que, por serem meramente prática e não prática deliberada, não contribuem para a aprendizagem dos estudantes. Os estudos relacionados com a carga de trabalho do estudante procuram essencialmente quantificá-la e relacioná-la com o desempenho académico, não permitindo averiguar da qualidade e intencionalidade das atividades desenvolvidas pelos estudantes. Argumenta-se que a utilização de uma metodologia mista, na qual se integrem técnicas quantitativas e qualitativas, num procedimento sequencial, será a mais adequada, pois permitirá a procura de relações entre variáveis, mas também a identificação das conceções, das intencionalidades e dos sentidos que lhes são atribuídos pelos atores. Será esta utilização conjunta que permitirá ter, não só uma visão global do objeto de estudo, mas também uma compreensão mais aprofundada das singularidades e especificidades da perspetiva dos estudantes. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8525-27-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/16075 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem ao longo da vida | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.subject | Metodologia mista | pt_PT |
dc.title | O ensino superior e a aprendizagem ao longo da vida: reflexões sobre a importância do recurso a metodologias mistas de investigação | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Braga | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 427 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 420 | pt_PT |
oaire.citation.title | Atas do I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação - O não-formal e o informal em educação: Centralidades e periferias | pt_PT |
person.familyName | Felizardo Correia Duarte | |
person.givenName | Marina Isabel | |
person.identifier | B-3037-2019 | |
person.identifier.ciencia-id | FB1D-5860-72FB | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3153-3251 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57189024068 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 26fbadf8-9f23-4f5b-a2a6-fc9ed0605ec4 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 26fbadf8-9f23-4f5b-a2a6-fc9ed0605ec4 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- COM_CIDEM_Duarte_2013_ICICSE_Recurso a metodologias mistas.pdf
- Size:
- 80.11 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format