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O ensino superior e a aprendizagem ao longo da vida: reflexões sobre a importância do recurso a metodologias mistas de investigação

dc.contributor.authorDuarte, Marina
dc.date.accessioned2020-07-10T09:00:51Z
dc.date.available2020-07-10T09:00:51Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractO Processo de Bolonha e a criação da área europeia de ensino superior enfatizam, entre outros aspetos, a importância da aprendizagem ao longo da vida (em contexto formal e não formal), fator fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade assente na informação e no conhecimento. A aprendizagem e formação ao longo da vida implicam que o estudante possa (e queira) monitorizar o seu desempenho, no sentido de identificar necessidades de formação e os modos de as concretizar. Assim sendo, compete também ao ensino superior assegurar que os estudantes se tornam aprendentes eficazes e eficientes para que também o possam ser enquanto profissionais ativos. Por isso se preconiza que, no ensino superior, se adotem metodologias centradas no estudante e na aprendizagem e não apenas no ensino, e que as unidades curriculares sejam contabilizadas tendo em conta o tempo total de aprendizagem de um estudante típico (carga de trabalho do estudante) e não apenas as horas de ensino. Contudo, diversos estudos mostram não haver relação entre a carga de trabalho do estudante e o seu desempenho académico, nomeadamente entre o tempo de estudo e as classificações, aventando-se a hipótese de que existem muitas atividades de estudo que, por serem meramente prática e não prática deliberada, não contribuem para a aprendizagem dos estudantes. Os estudos relacionados com a carga de trabalho do estudante procuram essencialmente quantificá-la e relacioná-la com o desempenho académico, não permitindo averiguar da qualidade e intencionalidade das atividades desenvolvidas pelos estudantes. Argumenta-se que a utilização de uma metodologia mista, na qual se integrem técnicas quantitativas e qualitativas, num procedimento sequencial, será a mais adequada, pois permitirá a procura de relações entre variáveis, mas também a identificação das conceções, das intencionalidades e dos sentidos que lhes são atribuídos pelos atores. Será esta utilização conjunta que permitirá ter, não só uma visão global do objeto de estudo, mas também uma compreensão mais aprofundada das singularidades e especificidades da perspetiva dos estudantes.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8525-27-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/16075
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagem ao longo da vidapt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectMetodologia mistapt_PT
dc.titleO ensino superior e a aprendizagem ao longo da vida: reflexões sobre a importância do recurso a metodologias mistas de investigaçãopt_PT
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dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragapt_PT
oaire.citation.endPage427pt_PT
oaire.citation.startPage420pt_PT
oaire.citation.titleAtas do I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação - O não-formal e o informal em educação: Centralidades e periferiaspt_PT
person.familyNameFelizardo Correia Duarte
person.givenNameMarina Isabel
person.identifierB-3037-2019
person.identifier.ciencia-idFB1D-5860-72FB
person.identifier.orcid0000-0002-3153-3251
person.identifier.scopus-author-id57189024068
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication26fbadf8-9f23-4f5b-a2a6-fc9ed0605ec4
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