Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Análise do potencial das visitas virtuais em pessoas da terceira idade (Jumper 360)

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_JoaoCoelho_2020_MEI.pdf5.06 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Nos últimos anos temos presenciado o envelhecimento da população. O aumento da idade significa, na maioria das vezes, que o idoso fica retido dentro de um espaço físico, que pode ser um lar, um hospital ou mesmo a casa de um familiar, verificando-se que desse modo fica na maioria das vezes impedido (ou condicionado) de sair para o exterior e sobretudo de fazer novas viagens e de conhecer novos destinos No âmbito da responsabilidade social considerámos que é importante utilizar as tecnologias emergentes para estudar o potencial que têm para proporcionar aos idosos novas alegrias e em alguns casos a realização de “sonhos”. A capacidade de lhes proporcionar momentos de alegria levando-os a conhecer novos locais. Este documento contém um estudo que apresenta a proposta de desenvolvimento de uma solução para contribuir na minimização deste problema. Neste sentido, foi criada uma aplicação (podendo evoluir para um portal) de Realidade Virtual (RV), denominada Jumper 360, que permite escolher um de vários destinos para visitar. Após a análise do problema definiu-se que a utilização de vídeos 360°, dentro de um ambiente de Realidade Virtual, como sendo a forma mais viável para realizar estas viagens. Para tal foi utilizado o motor gráfico Unreal Engine, em conjunto com o Virtual Studio, para criar e programar o ambiente virtual, onde se passam os vídeos 360°, adaptado para o capacete de Realidade Virtual HTC VIVE e para o Oculus Rift. A realçar que o Jumper 360 está aberto a alterações no futuro e que será avaliado e validado para os fins a que se propõe junto da população escolhida para o efeito, com a supervisão dos profissionais de saúde necessários.
In the last few years, we have been observing the gradual aging of the population. In most cases, aging causes an elderly to be confined to certain spaces, be it a care center, the hospital or even the home of a family member, due to physical or/and mental issues. As such he may get restricted of going outside and, above all, making long trips to new destinies. As a means of social awareness, we considered the importance of emerging technologies, and their potential, in order to provide the elderly with ways of achieving some happiness and “dreams” by allowing them to travel and visit new places. This document contains a study that presents a development proposal for a solution to minimize this problem. This way a Virtual Reality app (although it can evolve into a portal), named Jumper 360, will be created that allows the choosing of a destination to visit. After analyzing the problem, it was defined that the use of 360° videos, inside of a virtual environment, was the most viable option for these trips. For the creation of this virtual environment and its programming the graphic engine Unreal Engine was chosen along with HTC VIVE as the virtual reality helmet, although Oculus Rift will join HTC later as one more option for the helmet. To highlight that this application is open to future alterations and will be evaluated and validated for the proposed objectives to the chosen population through the necessary health professionals’ supervision.

Description

Keywords

Realidade Virtual Visitas virtuais Terceira idade Vídeos 360° Jumper 360 Virtual Reality Virtual Visits 360° videos Elders

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License