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Authors
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Abstract(s)
The retail area is the one that suffers the most from the economic crisis, constantly facing challenges related to this volatile market and having to be increasingly vigilant to maintain margins. The large increase in retail and the different channels available allows its consumers to compare prices between different retailers, thus negatively affecting the retailer's results, causing the retailer to think differently about how to do price optimization. In an attempt to overcome those challenges, retailers turn to a new reality, technology, in order to rely on tools that allow them to reposition themselves in relation to the consumers' perception of their price and value, and thus gaining an advantage over its competitors. These tools are centered on price strategies based on mathematical and statistical methods that allow a consistent pricing approach. However, the current tools on the market do not fulfill all the current needs of retailers. In this sense, the solution presented throughout the thesis focuses on the analysis, design and development of a highly configurable and scalable solution capable of supporting a strategic and unified approach to price and markdown initiatives. So that it can be integrated with Oracle Retail solutions or other necessary systems. Being the main objective, closing the existing gap by providing retailers with a pricing solution capable of strategizing and enabling retailers to maximize profit. To achieve these goals, a research and study was carried out in order to better understand the retail area and the commercial and technical challenges that retailers face in the pricing area. An assessment was also made of possible pricing approaches and existing strategies that could be put into practice. Allied to this, a study was also carried out on Oracle Retail solutions and technologies to which the solution must be integrated, a study of existing solutions on the market, as well as the best pricing practices in the retail sector. That said, and based on the study carried out, a set of functionalities for a minimum viable product was defined and the requirements were identified, which served as support for the design of the solution. Based on the proposed architectural design, a solution capable of managing strategies and recommending prices based on predefined targets was developed. All analysis, design and development is described throughout the thesis. To test and validate the developed solution, it was exposed to several tests, which allowed us to collect useful information and possible improvements to be made in future work, as well as verifying its correct functioning. In general, after the evaluation, it is possible to conclude that the solution met all the objectives defined at the beginning of the thesis.
O mercado dos retalhistas é o que mais sofre com a crise económica, estando constantemente a enfrentar desafios relacionados com este mercado volátil e tendo que estar cada vez mais atentos para conseguir manter as margens. O grande aumento no retalho e dos diferentes canais disponíveis permite que os seus consumidores possam compara preços entre diferentes retalhistas, afetando assim negativamente os resultados do retalhista, fazendo com que este pense de forma diferente sobre como fazer a otimização de preço. Na tentativa de superar estes desafios os retalhistas voltam-se para uma nova realidade, a tecnologia, com o objetivo de se apoiarem em ferramentas que lhes permita reposicionaremse em relação à perceção dos consumidores sobre seu preço e valor, e ganhando assim, vantagem sobre os seus concorrentes. Ferramentas estas que se baseiam em estratégias de preço com base em métodos matemáticos e estatísticos que permitem uma abordagem de preços consistente. No entanto, as atuais ferramentas no mercado não preenchem todas as necessidades atuais dos retalhistas. Neste sentido, a solução apresentada ao longo da tese centra-se na análise, designe e desenvolvimento de uma solução altamente configurável e escalável capaz de apoiar uma abordagem estratégica e unificada para iniciativas de preço e markdowns. De maneira que possa ser integrada com as soluções da Oracle Retail ou outros sistemas necessários. Com o principal objetivo de fechar a lacuna existente ao fornecer aos retalhistas uma solução de atribuição de preços capaz de criar estratégias e que permita aos retalhistas uma maximização de lucro. De forma a alcançar estes objetivos, foi feita uma pesquisa e estudo de forma a melhor entender a área do retalho e os desafios comerciais e técnicos que os retalhistas enfrentam na área de atribuição de preços. Foi feita ainda uma avaliação a possíveis abordagens de preço e a estratégias existentes que possam ser postas em prática. Aliado a isto, foi ainda feito um estudo das soluções e tecnologias Oracle Retail a qual a solução deve ser integrada, um estudo de soluções existentes no mercado, bem como as melhores práticas de preços do setor de retalho. Posto isto, e com base no estudo efetuado foi definido um conjunto de funcionalidade para um produto mínimo viável e identificaram-se os requisitos, o que serviu de suporte para o designe da solução. Com base na conceção arquitetural proposta, procedeu-se ao desenvolvimento da solução capaz de gerir estratégias e recomendar preços com base em targets predefinidos. Toda a análise, conceção e desenvolvimento é descrito ao longo do teste. Por forma a testar e validar a plataforma desenvolvida, está foi exposta a vários testes, que permitiu recolher informação útil e possíveis melhorias a fazer num trabalho futuro, permitiu ainda verificar o seu correto funcionamento. De forma geral, após a avaliação é possível concluir que a solução deu resposta a todos os objetivos definidos no início da tese.
O mercado dos retalhistas é o que mais sofre com a crise económica, estando constantemente a enfrentar desafios relacionados com este mercado volátil e tendo que estar cada vez mais atentos para conseguir manter as margens. O grande aumento no retalho e dos diferentes canais disponíveis permite que os seus consumidores possam compara preços entre diferentes retalhistas, afetando assim negativamente os resultados do retalhista, fazendo com que este pense de forma diferente sobre como fazer a otimização de preço. Na tentativa de superar estes desafios os retalhistas voltam-se para uma nova realidade, a tecnologia, com o objetivo de se apoiarem em ferramentas que lhes permita reposicionaremse em relação à perceção dos consumidores sobre seu preço e valor, e ganhando assim, vantagem sobre os seus concorrentes. Ferramentas estas que se baseiam em estratégias de preço com base em métodos matemáticos e estatísticos que permitem uma abordagem de preços consistente. No entanto, as atuais ferramentas no mercado não preenchem todas as necessidades atuais dos retalhistas. Neste sentido, a solução apresentada ao longo da tese centra-se na análise, designe e desenvolvimento de uma solução altamente configurável e escalável capaz de apoiar uma abordagem estratégica e unificada para iniciativas de preço e markdowns. De maneira que possa ser integrada com as soluções da Oracle Retail ou outros sistemas necessários. Com o principal objetivo de fechar a lacuna existente ao fornecer aos retalhistas uma solução de atribuição de preços capaz de criar estratégias e que permita aos retalhistas uma maximização de lucro. De forma a alcançar estes objetivos, foi feita uma pesquisa e estudo de forma a melhor entender a área do retalho e os desafios comerciais e técnicos que os retalhistas enfrentam na área de atribuição de preços. Foi feita ainda uma avaliação a possíveis abordagens de preço e a estratégias existentes que possam ser postas em prática. Aliado a isto, foi ainda feito um estudo das soluções e tecnologias Oracle Retail a qual a solução deve ser integrada, um estudo de soluções existentes no mercado, bem como as melhores práticas de preços do setor de retalho. Posto isto, e com base no estudo efetuado foi definido um conjunto de funcionalidade para um produto mínimo viável e identificaram-se os requisitos, o que serviu de suporte para o designe da solução. Com base na conceção arquitetural proposta, procedeu-se ao desenvolvimento da solução capaz de gerir estratégias e recomendar preços com base em targets predefinidos. Toda a análise, conceção e desenvolvimento é descrito ao longo do teste. Por forma a testar e validar a plataforma desenvolvida, está foi exposta a vários testes, que permitiu recolher informação útil e possíveis melhorias a fazer num trabalho futuro, permitiu ainda verificar o seu correto funcionamento. De forma geral, após a avaliação é possível concluir que a solução deu resposta a todos os objetivos definidos no início da tese.
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Keywords
Retail Pricing Strategies Oracle Retail ADF Computer Applications Retalho Estratégias de Preço Aplicações informáticas
