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Implementação de robôs para a paletização de painéis de porta numa empresa industrial

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Abstract(s)

Nos meados do século XX, a indústria automóvel inicializou a era da robotização e automatização das linhas de montagem. A automação e os robôs aparecem como solução a este problema, pois executam todos os movimentos configurados previamente de maneira igual e sem qualquer desgaste. Esta implementação na indústria traz às empresas maior produtividade pois reduzem o tempo de ciclo dum processo produtivo e reduzem gastos monetários em mão-de-obra humana. Este trabalho tem como objetivos a robotização do processo produtivo de painéis de porta, reduzir a mão-de-obra humana, aumentar a produtividade em partes por colaborador e implementar um projeto fiável do ponto de vista económico. O processo resume-se à implementação de um robô colaborativo para a paletização de painéis de porta numa estrutura metálica, sendo projetado um suporte para o robô e a estrutura de paletização. Foi projetado um mecanismo, alojado à estrutura de paletização, que permite que esta rode após atingir metade da lotação. Um colaborador retira os painéis da estrutura e embala. Assim que o colaborador retirar todos os painéis e o robô paletizar metade da lotação novamente, a estrutura roda novamente, e assim sucessivamente. Com este trabalho foi possível automatizar e robotizar o processo produtivo, implementando um robô colaborativo e um sistema de rotação automático. Permitiu aumentar o dobro da produtividade em partes por colaborador, passando o colaborador a trabalhar em duas máquinas e não em apenas uma. Com este novo processo conseguiu-se reduzir três colaboradores tornando-se bastante vantajoso para a empresa pois reduz gastos com pessoal. Por fim, após uma análise financeira, o investimento feito neste projeto é reembolsado após um ano e dez meses, tornando-se bastante fiável e compensatório.
In the beginnings of XX century, the automotive industry started the era of robotization and automation of assembly lines. Automation and robots appear as a solution to this problem, as they perform all previously configured movements equally and without any wear. Their implementation in industry, give companies greater productivity as they are capable of reduce production process time cycle and monetary expenses with human labor. This work aims to robotize the production process of door panels, the reduction of human labour, as well as increasing productivity in parts per employee and the implementation of a reliable project from an economic point of view. The process consists in the implementation of a collaborative robot that palletizes door panels in a metallic structure, being design a support for the robot and the palletizing structure. Housed in the pelletizing structure, a mechanism was designed, which allows the structure to rotate after reaching half of its capacity. Then, an employee removes the panels and packs them. As soon as the employee removes all the panels and the robot palletizes half of its capacity again, the structure rotates again, and so on. With this work, it was possible to automate and robotize the production process, implementing a collaborative robot and an automatic rotation system. It allowed to increase productivity twice in parts per employee, because the employee starts to work on two machines instead of one. This new process made possible to reduce three employees making it very beneficial for the company, as it reduces expenses with workforce. Finally, after a financial analysis, one year and six months are enough to refund the investment done by the company, making it very reliable and gratifying.

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Paletização Robotização e automatização Projeto mecânico Método de elementos finitos Dimensionamento geométrico e tolerâncias Indústria automóvel Palletizing Automation and robotics Mechanic project Finite element method Geometric dimensioning and tolerances Automotive industry

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