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Estudo de problemas de corrosão em cabos de aço zincado

datacite.subject.fosConstruções Mecânicaspt_PT
dc.contributor.advisorSilva, Francisco José Gomes da
dc.contributor.advisorCampilho, Raul Duarte Salgueiral Gomes
dc.contributor.authorViana, Felismino de Brito
dc.date.accessioned2016-04-22T11:46:41Z
dc.date.available2016-04-22T11:46:41Z
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractAs cablagens metálicas são aplicadas abundantemente na montagem dos automóveis, para accionamento de diversos dispositivos, tais como a abertura de portas, abertura da mala ou da tampa do motor, abertura do tampão do depósito de combustível, accionamento do travão de mão, etc. Nas cablagens metálicas utilizadas na indústria automóvel é comummente utilizado arame entrançado de aço zincado, o qual foi já estudado resistir à agressividade das condições em que habitualmente trabalham. No entanto, para que esta estabilidade de funcionamento exista, torna-se necessário que a qualidade do arame entrançado seja a mais adequada. O presente trabalho surgiu da necessidade de averiguar quais as razões que estariam por detrás do aparecimento de quantidades relativamente abundantes de Óxido de Zinco (ZnO) em cablagens metálicas utilizadas na indústria automóvel, poucas semanas depois do seu fabrico. O estudo foi levado a cabo com vista a satisfazer as necessidades de investigação deste problema por parte de uma empresa de cablagens metálicas instalada no nosso país, a FicoCables, estabelecendo quais as causas-raiz deste problema, com vista a poder evitálo no futuro. O trabalho foi concluído com sucesso, tendo-se averiguado que existiam lacunas graves de limpeza do cabo entre as operações de conformação do arame e de zincagem, com deposição de elementos potenciadores do Óxido de Zinco na interface, os quais viriam a revelar-se cruciais à posteriori, para a nucleação e desenvolvimento do Óxido de Zinco na superfície do cabo.pt_PT
dc.description.abstractThe metal cables are applied abundantly in the automotive assembly lines leading to drive various devices, such as opening doors, opening trunk or engine cover, open the fuel tank cap, triggering the handbrake, etc. The wire used in automotive metallic harness is commonly braided wire galvanized steel, which has been studied to resist to the aggressions typically imposed by the conditions under which usually work. However, for this operating stability exists, it is necessary that the quality of the braided wire is the appropriate. This work arose from the need to find out what are the reasons that were behind the appearance of relatively abundant quantities of zinc oxide (ZnO) in metallic cables used in the automotive industry, a few weeks after their manufacture. The study was carried out to meet the research needs of the FicoCables, a company of metallic harness installed in our country, handling with that problem, establishing what are the root-causes of the problems, in order to be able to avoid it in the future. The work was completed successfully, and it was found that there were serious shortcomings of cable cleaning between the wire forming operations and galvanizing, with deposition of Zinc oxide enhancers elements in the interface, which would prove crucial to nucleation and development of zinc oxide on the surface.pt_PT
dc.identifier.tid201754444
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8143
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCorrosãopt_PT
dc.subjectOxidaçãopt_PT
dc.subjectÓxido de Zincopt_PT
dc.subjectArame de aço zincadopt_PT
dc.subjectCablagens para automóveispt_PT
dc.subjectCorrosionpt_PT
dc.subjectOxidationpt_PT
dc.subjectZinc Oxidept_PT
dc.subjectZinc electroplated steel wirept_PT
dc.subjectAutomotive harnesspt_PT
dc.titleEstudo de problemas de corrosão em cabos de aço zincadopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Mecânicapt_PT

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