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Advisor(s)
Abstract(s)
As globalization provided a more efficient path to mobility meanwhile facilitating the
search for information, the urge to travel and seek new cultures became intense. People
from around the world engaged in the act of traveling more deeply than what was known
previously. The backpacker phenomenon evolved into a lifestyle, as being a tourist simply
was not fulfilling for this new generation of travelers; an evolution of Cohen’s “drifters”.
Backpacking culture has been growing exponentially over the years, becoming the
answer for young, creative, and adventurous individuals to find freedom and life purpose.
Through the creation of cowork spaces, the objective is to develop an environment of
mutual help, embracing new connections and, above all, strengthen productivity. This
article aims at analyzing digital nomadism in the context of digital transformation and
present a case study - Selina -, as an example of innovation and creativity from the
hospitality business. Our focus will be an approach to the organizational culture of the
company which appropriates itself and encourages new behaviors (coworking) as a way
to attract digital nomads for its business.
Como a globalização proporcionou um caminho mais eficiente para a mobilidade, ao mesmo tempo que facilitou a procura por informações, o desejo de viajar e conhecer novas culturas tornou-se intenso. Pessoas de todo o mundo aventuram-se no ato de viajar mais do que se conhecia anteriormente. O fenómeno do mochileiro evoluiu para um estilo de vida, já que ser turista não era satisfatório para essa nova geração de viajantes; uma evolução dos "drifters" de Cohen. A cultura do mochileiro tem crescido exponencialmente ao longo dos anos, tornando-se a resposta para indivíduos jovens, criativos e aventureiros encontrarem liberdade e um propósito de vida. Através da criação de espaços de cowork, pretende-se desenvolver um ambiente de mútua ajuda, abraçando novas ligações e, acima de tudo, potenciando a produtividade. Este artigo tem como objetivo analisar o nomadismo digital no contexto da transformação digital e apresentar um estudo de caso - Selina -, como exemplo de inovação e criatividade do setor hoteleiro. Nosso foco será uma abordagem da cultura organizacional da empresa que se apropria e incentive novos comportamentos (coworking) como forma de atrair nómadas digitais para os seus negócios.
Como a globalização proporcionou um caminho mais eficiente para a mobilidade, ao mesmo tempo que facilitou a procura por informações, o desejo de viajar e conhecer novas culturas tornou-se intenso. Pessoas de todo o mundo aventuram-se no ato de viajar mais do que se conhecia anteriormente. O fenómeno do mochileiro evoluiu para um estilo de vida, já que ser turista não era satisfatório para essa nova geração de viajantes; uma evolução dos "drifters" de Cohen. A cultura do mochileiro tem crescido exponencialmente ao longo dos anos, tornando-se a resposta para indivíduos jovens, criativos e aventureiros encontrarem liberdade e um propósito de vida. Através da criação de espaços de cowork, pretende-se desenvolver um ambiente de mútua ajuda, abraçando novas ligações e, acima de tudo, potenciando a produtividade. Este artigo tem como objetivo analisar o nomadismo digital no contexto da transformação digital e apresentar um estudo de caso - Selina -, como exemplo de inovação e criatividade do setor hoteleiro. Nosso foco será uma abordagem da cultura organizacional da empresa que se apropria e incentive novos comportamentos (coworking) como forma de atrair nómadas digitais para os seus negócios.
Description
Keywords
Digital transformation Organizational culture Cowork Digital nomadism Identity Innovation Backpacking culture Transformação digital Cultura organizacional Nomadismo digital Identidade Cultura da mochila Inovação