Repository logo
 
Publication

(Re)Criação de uma formação em CLIL para professores em modalidade mista: aspetos logísticos e didáticos

dc.contributor.authorArau Ribeiro, María Del Carmen
dc.contributor.authorMorgado, María Margarida
dc.contributor.authorGaspar, Marcelo
dc.contributor.authorRégio, Mónica
dc.contributor.authorMoreira Silva, Manuel
dc.date.accessioned2021-05-20T13:16:08Z
dc.date.available2021-05-20T13:16:08Z
dc.date.issued2019
dc.descriptionCNaPPES 2018 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior Braga, Portugal, 12 e 13 de julho de 2018pt_PT
dc.description.abstractO projeto de formação em modalidade mista/blended learning de professores do ensino superior na abordagem CLIL, decorrido no ano letivo 2016/17 em três IES, foi sujeito a um processo crítico de autoavaliação com incidência sobre as potenciais barreiras e desafios de adaptação à modalidade mista de ensino/aprendizagem de uma formação inicialmente pensada como presencial. Com vista à reconstrução deste projeto da ReCLes. pt (a Associação em Rede de Centros de Língua no Ensino Superior em Portugal) para eventual disseminação e projeção nacional e internacional, o artigo relata a investigação e os desenvolvimentos do grupo de trabalho ReCLes. pt na (re) criação da formação em modalidade mista. O enfoque deste artigo recai sobre a gestão da sala de aula, o tríptico língua-cultura-especialização, o recurso às TIC, a extração de terminologia específica e a comunicação, bem como ao scaffolding adequado e ajustado às aprendizagens. Com os resultados obtidos no processo de autoavaliação, pretende-se reforçar as comunidades de aprendizagem e prática ativas e a motivação dos aprendentes e ainda potenciar o contacto com o professor formador e o próprio trabalho exigido na progressão da formação. Aliados a uma melhor gestão do tempo, estes resultados apontam para a necessidade de procurar novas abordagens quer à inclusão da aprendizagem de língua-cultura, quer à análise da área de especialização.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-20-9477-9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/17973
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade do Minhopt_PT
dc.subjectCLILpt_PT
dc.title(Re)Criação de uma formação em CLIL para professores em modalidade mista: aspetos logísticos e didáticospt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragapt_PT
oaire.citation.endPage97pt_PT
oaire.citation.startPage93pt_PT
oaire.citation.titleCNaPPES 2018 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superiorpt_PT
person.familyNameArau Ribeiro
person.familyNameSilva
person.givenNameMaría del Carmen
person.givenNameManuel
person.identifier2295553
person.identifier.ciencia-id3C1C-4D92-5B2B
person.identifier.ciencia-id7619-C207-CDB4
person.identifier.orcid0000-0002-2117-7396
person.identifier.orcid0000-0002-5966-4229
person.identifier.ridR-9753-2016
person.identifier.scopus-author-id7403410875
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication268386c5-4976-4655-9260-6b694b607b3c
relation.isAuthorOfPublication7fea1d68-a6fd-4f32-bd8a-fdc11630889f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7fea1d68-a6fd-4f32-bd8a-fdc11630889f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
(Re)Criação de uma formação em CLIL para professores em modalidade mista_ aspetos logísticos e didáticos - Dialnet.pdf
Size:
110.31 KB
Format:
Adobe Portable Document Format