Publication
(Re)Criação de uma formação em CLIL para professores em modalidade mista: aspetos logísticos e didáticos
| dc.contributor.author | Arau Ribeiro, María Del Carmen | |
| dc.contributor.author | Morgado, María Margarida | |
| dc.contributor.author | Gaspar, Marcelo | |
| dc.contributor.author | Régio, Mónica | |
| dc.contributor.author | Moreira Silva, Manuel | |
| dc.date.accessioned | 2021-05-20T13:16:08Z | |
| dc.date.available | 2021-05-20T13:16:08Z | |
| dc.date.issued | 2019 | |
| dc.description | CNaPPES 2018 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior Braga, Portugal, 12 e 13 de julho de 2018 | pt_PT |
| dc.description.abstract | O projeto de formação em modalidade mista/blended learning de professores do ensino superior na abordagem CLIL, decorrido no ano letivo 2016/17 em três IES, foi sujeito a um processo crítico de autoavaliação com incidência sobre as potenciais barreiras e desafios de adaptação à modalidade mista de ensino/aprendizagem de uma formação inicialmente pensada como presencial. Com vista à reconstrução deste projeto da ReCLes. pt (a Associação em Rede de Centros de Língua no Ensino Superior em Portugal) para eventual disseminação e projeção nacional e internacional, o artigo relata a investigação e os desenvolvimentos do grupo de trabalho ReCLes. pt na (re) criação da formação em modalidade mista. O enfoque deste artigo recai sobre a gestão da sala de aula, o tríptico língua-cultura-especialização, o recurso às TIC, a extração de terminologia específica e a comunicação, bem como ao scaffolding adequado e ajustado às aprendizagens. Com os resultados obtidos no processo de autoavaliação, pretende-se reforçar as comunidades de aprendizagem e prática ativas e a motivação dos aprendentes e ainda potenciar o contacto com o professor formador e o próprio trabalho exigido na progressão da formação. Aliados a uma melhor gestão do tempo, estes resultados apontam para a necessidade de procurar novas abordagens quer à inclusão da aprendizagem de língua-cultura, quer à análise da área de especialização. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.isbn | 978-989-20-9477-9 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/17973 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.publisher | Universidade do Minho | pt_PT |
| dc.subject | CLIL | pt_PT |
| dc.title | (Re)Criação de uma formação em CLIL para professores em modalidade mista: aspetos logísticos e didáticos | pt_PT |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Braga | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 97 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 93 | pt_PT |
| oaire.citation.title | CNaPPES 2018 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior | pt_PT |
| person.familyName | Arau Ribeiro | |
| person.familyName | Silva | |
| person.givenName | María del Carmen | |
| person.givenName | Manuel | |
| person.identifier | 2295553 | |
| person.identifier.ciencia-id | 3C1C-4D92-5B2B | |
| person.identifier.ciencia-id | 7619-C207-CDB4 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-2117-7396 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-5966-4229 | |
| person.identifier.rid | R-9753-2016 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 7403410875 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | article | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 268386c5-4976-4655-9260-6b694b607b3c | |
| relation.isAuthorOfPublication | 7fea1d68-a6fd-4f32-bd8a-fdc11630889f | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 7fea1d68-a6fd-4f32-bd8a-fdc11630889f |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- (Re)Criação de uma formação em CLIL para professores em modalidade mista_ aspetos logísticos e didáticos - Dialnet.pdf
- Size:
- 110.31 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
