Repository logo
 
Publication

A utilização do VISIR como um recurso educativo: uma revisão da literatura

dc.contributor.authorLima, Natercia
dc.contributor.authorViegas, Clara
dc.contributor.authorAlves, Gustavo R.
dc.contributor.authorGarcía-Peñalvo, Francisco J.
dc.date.accessioned2017-04-24T10:51:46Z
dc.date.embargo2117
dc.date.issued2016-12
dc.description.abstractA prática laboratorial é fundamental no ensino da Engenharia. No entanto, como consequência doProcesso de Bolonha e das restrições orçamentaiscom que a maioria das Instituições do Ensino Superior se deparam, o número de horas dedicadas à atividade laboratorial diminuiu significativamente. Os investigadores procuram formas complementares de desenvolver estas competências experimentais e os laboratórios remotos são uma opção. Este trabalho de revisão de literatura é uma primeira tentativa de compilar todos os estudos empíricos emque se utiliza o laboratório remoto VISIR (Virtual Instrument Systems in Reality), em cursos de Engenharia. Nestes, o VISIR foi usado como recurso único ou como um complemento ao laboratório tradicional.pt_PT
dc.description.abstractLaboratory experiments are one of the backbones of engineering teaching. Nevertheless,Bologna Process reforms and the economic constraints most Higher Education Institutions face nowadays, caused a significant decline in the amount of time devoted to hands-on lab. Researchers are seeking complementary ways to teach these practical skills and remote labs are being used as an option. This review paper presents a first attempt to compile empirical studies that directly report the use of the remote laboratory VISIR (Virtual Instrument Systems in Reality). These practices of engineering classes/courses, used VISIR individually or as a complement to traditional hands-on laboratory.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-84-8158-732-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/9811
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstitute of Electrical and Electronics Engineerspt_PT
dc.relation.ispartofseriesTICAI;(2016)
dc.subjectVISIRpt_PT
dc.subjectRemote Labspt_PT
dc.subjectLaboratórios remotospt_PT
dc.subjectEducação em Engenhariapt_PT
dc.subjectResultados de aprendizagempt_PT
dc.titleA utilização do VISIR como um recurso educativo: uma revisão da literaturapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage114pt_PT
oaire.citation.startPage105pt_PT
oaire.citation.titleTICAI (2016) TICs para el Aprendizaje de la Ingeniería. Manuel G. Gericota y Juan Manuel Santos Gago (Eds). IEEE, Sociedad de Educación: Capítulos Español y Portuguéspt_PT
person.familyNameViegas
person.familyNameAlves
person.givenNameClara
person.givenNameGustavo
person.identifierR-002-477
person.identifier150015
person.identifier.ciencia-id4210-4DF2-5206
person.identifier.orcid0000-0002-5769-5291
person.identifier.orcid0000-0002-1244-8502
person.identifier.ridR-1218-2016
person.identifier.ridI-7876-2014
person.identifier.scopus-author-id56014304600
person.identifier.scopus-author-id7006053908
rcaap.rightsembargoedAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication3773fdae-e1ea-4f0f-abbe-31847132c154
relation.isAuthorOfPublication01800568-7eaf-41d9-b78d-cf64f7c7381d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery01800568-7eaf-41d9-b78d-cf64f7c7381d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
CAPL_TICAI2016_CIETI_GCA.pdf
Size:
473.7 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: