Publication
A utilização do VISIR como um recurso educativo: uma revisão da literatura
dc.contributor.author | Lima, Natercia | |
dc.contributor.author | Viegas, Clara | |
dc.contributor.author | Alves, Gustavo R. | |
dc.contributor.author | García-Peñalvo, Francisco J. | |
dc.date.accessioned | 2017-04-24T10:51:46Z | |
dc.date.embargo | 2117 | |
dc.date.issued | 2016-12 | |
dc.description.abstract | A prática laboratorial é fundamental no ensino da Engenharia. No entanto, como consequência doProcesso de Bolonha e das restrições orçamentaiscom que a maioria das Instituições do Ensino Superior se deparam, o número de horas dedicadas à atividade laboratorial diminuiu significativamente. Os investigadores procuram formas complementares de desenvolver estas competências experimentais e os laboratórios remotos são uma opção. Este trabalho de revisão de literatura é uma primeira tentativa de compilar todos os estudos empíricos emque se utiliza o laboratório remoto VISIR (Virtual Instrument Systems in Reality), em cursos de Engenharia. Nestes, o VISIR foi usado como recurso único ou como um complemento ao laboratório tradicional. | pt_PT |
dc.description.abstract | Laboratory experiments are one of the backbones of engineering teaching. Nevertheless,Bologna Process reforms and the economic constraints most Higher Education Institutions face nowadays, caused a significant decline in the amount of time devoted to hands-on lab. Researchers are seeking complementary ways to teach these practical skills and remote labs are being used as an option. This review paper presents a first attempt to compile empirical studies that directly report the use of the remote laboratory VISIR (Virtual Instrument Systems in Reality). These practices of engineering classes/courses, used VISIR individually or as a complement to traditional hands-on laboratory. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-84-8158-732-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/9811 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Institute of Electrical and Electronics Engineers | pt_PT |
dc.relation.ispartofseries | TICAI;(2016) | |
dc.subject | VISIR | pt_PT |
dc.subject | Remote Labs | pt_PT |
dc.subject | Laboratórios remotos | pt_PT |
dc.subject | Educação em Engenharia | pt_PT |
dc.subject | Resultados de aprendizagem | pt_PT |
dc.title | A utilização do VISIR como um recurso educativo: uma revisão da literatura | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 114 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 105 | pt_PT |
oaire.citation.title | TICAI (2016) TICs para el Aprendizaje de la Ingeniería. Manuel G. Gericota y Juan Manuel Santos Gago (Eds). IEEE, Sociedad de Educación: Capítulos Español y Portugués | pt_PT |
person.familyName | Viegas | |
person.familyName | Alves | |
person.givenName | Clara | |
person.givenName | Gustavo | |
person.identifier | R-002-477 | |
person.identifier | 150015 | |
person.identifier.ciencia-id | 4210-4DF2-5206 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5769-5291 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1244-8502 | |
person.identifier.rid | R-1218-2016 | |
person.identifier.rid | I-7876-2014 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56014304600 | |
person.identifier.scopus-author-id | 7006053908 | |
rcaap.rights | embargoedAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 3773fdae-e1ea-4f0f-abbe-31847132c154 | |
relation.isAuthorOfPublication | 01800568-7eaf-41d9-b78d-cf64f7c7381d | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 01800568-7eaf-41d9-b78d-cf64f7c7381d |