Repository logo
 
Publication

Melhoria da eficiência do processo de injeção de massa lubrificante em cabos de comando para a indústria automóvel

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologiapt_PT
dc.contributor.advisorCampilho, Raul Duarte Salgueiral Gomes
dc.contributor.authorFerreira, João Pedro de Pinho Sacramento Terra
dc.date.accessioned2024-12-04T14:11:21Z
dc.date.embargo2027-12-04
dc.date.issued2024-10-03
dc.description.abstractA indústria automóvel desempenha um papel crucial na economia global. Esta destaca-se pelo seu crescimento contínuo e elevada competitividade, que impõe prazos curtos e altos padrões de qualidade. A evolução constante desta indústria baseia-se na utilização crescente da automação e eficiência dos processos com o objetivo de aumentar a produtividade e reduzir os custos, sem comprometer a qualidade. Os cabos de comando, componentes essenciais nos veículos, requerem processos de fabrico otimizados devido à sua baixa margem de valor acrescentado. A lubrificação adequada destes cabos é fundamental para minimizar o atrito, reduzir o ruído e prolongar a vida útil. Problemas nos sistemas de lubrificação podem levar a desperdícios significativos de lubrificante, o que torna a melhoria destes sistemas vital para otimizar a produção e reduzir os desperdícios. O trabalho desenvolvido nesta dissertação visou abordar uma necessidade identificada pela empresa Fico Cables relacionada com a eficiência do processo de lubrificação de cabos de comando. Para este efeito, foi analisado todo o processo de lubrificação de cabos de comando desta empresa, com o objetivo de identificar os problemas que comprometiam a sua eficácia. Este processo envolve dois dispositivos principais: o dispositivo de extração de massa lubrificante e o dispositivo de injeção de massa lubrificante. Descobriu-se que a ineficiência observada foi atribuída ao elevado desperdício de massa lubrificante e à presença de bolsas de ar durante a sua injeção nos cabos de comando. Foram sugeridas várias melhorias para cada um dos problemas identificados em cada dispositivo, sendo estas posteriormente selecionadas para desenvolvimento. As melhorias foram implementadas nos dispositivos existentes na Fico Cables através da construção de protótipos, com o intuito de validar as soluções propostas e assegurar que cumpriam os objetivos estabelecidos. A implementação das melhorias resultou num aumento da eficiência, principalmente em relação à redução do desperdício. Observou-se uma redução de 94,15% no desperdício do dispositivo de extração, o que corresponde a uma poupança anual de 6876,20 €. No dispositivo de injeção de massa lubrificante, o desperdício foi reduzido em 99,00%, resultando numa poupança anual de 210,78 €. No que diz respeito às bolsas de ar, as melhorias implementadas no dispositivo de extração levaram a uma redução ligeira das bolsas de ar presentes na injeção de massa lubrificante nos cabos de comando. No entanto, a solução desenvolvida especificamente para resolver este problema não se revelou eficaz.pt_PT
dc.description.abstractThe automotive industry plays a crucial role in the global economy, characterized by its continuous growth and high competitiveness, which imposes short deadlines and high-quality standards. The constant evolution of this industry is based on the increased use of automation and process efficiency, aiming to increase productivity and reduce costs without compromising quality. Control cables, essential components in vehicles, require optimized manufacturing processes due to their low added value margin. Proper lubrication of these cables is fundamental to minimize friction, reduce noise, and extend their service life. Issues within lubrication systems can lead to significant grease waste, making the improvement of these systems critical for optimizing production and reducing waste. The work developed in this dissertation aimed to address a need identified by Fico Cables, related to improving the efficiency of the control cable lubrication process. To this end, the entire lubrication process at the company was analyzed to identify the problems compromising the effectiveness of the process. The process involves two main devices: the grease extraction device and the grease injection device. The observed inefficiency was attributed to high grease waste and the presence of air bubbles during the injection of grease into the control cables. Several improvements were suggested for each of the identified problems in each device and subsequently selected for development. These improvements were implemented in the existing devices at Fico Cables through the construction of prototypes to validate the proposed solutions and ensure they met the established objectives. The implementation of these improvements resulted in a significant increase in efficiency, particularly concerning waste reduction. A 94.15% reduction in waste was observed for the extraction device, corresponding to an annual saving of 6,876.20 €. For the grease injection device, waste was reduced by 99.00%, resulting in an annual saving of 210.78 €. Regarding air bubbles, the improvements made to the extraction device led to a slight reduction in air bubbles present in the grease injection into the control cables. However, the solution specifically developed to address this issue proved to be ineffective.pt_PT
dc.identifier.tid203733223pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/26640
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAutomotive industrypt_PT
dc.subjectControl cablespt_PT
dc.subjectGreasept_PT
dc.subjectLubrication processpt_PT
dc.subjectGrease wastept_PT
dc.subjectEfficiencypt_PT
dc.subjectIndústria automóvelpt_PT
dc.subjectCabos de comandopt_PT
dc.subjectMassa lubrificantept_PT
dc.subjectProcesso de lubrificação;pt_PT
dc.subjectDesperdício de massa lubrificantept_PT
dc.subjectEficiênciapt_PT
dc.titleMelhoria da eficiência do processo de injeção de massa lubrificante em cabos de comando para a indústria automóvelpt_PT
dc.title.alternativeImproving the efficiency of the grease injection process in control cables for the automotive industrypt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsembargoedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Mecânicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Tese_5353_v2.pdf
Size:
25.53 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: