Publication
Ciência da Informação: Perfis diversificados formações especializadas
dc.contributor.author | Carvalho, Milena | |
dc.contributor.author | Martins, Susana | |
dc.date.accessioned | 2024-01-12T12:16:07Z | |
dc.date.available | 2024-01-12T12:16:07Z | |
dc.date.issued | 2023-10 | en_US |
dc.date.updated | 2024-01-12T12:13:20Z | |
dc.description.abstract | As tecnologias de informação e da comunicação influenciaram, ao nível macro, o funcionamento da sociedade e da indústria, e, ao nível micro, o papel dos sujeitos enquanto indivíduos, estudantes e profissionais. A educação não foi exceção, e também ela foi forçada a sofrer alterações, seja ao nível dos recursos físicos, dos recursos humanos e metodologias de ensino e de aprendizagem bem como dos conteúdos ministrados.Efetivamente, a influência das tecnologias de informação e da comunicaçãonas funções desempenhadas pelo profissional da informação é grande e as atuais políticas educativas, a par com a atual conjuntura (nacional e global) aumentam a necessidade de um profissional da informação capaz de enfrentar os desafios que se colocam. Considerando que os cursos de especialização pós-graduada proporcionam competências, ou a sua atualização, em áreas específicas, são muitas vezes a opção de estudantes recém-licenciados ou de profissionais que pretendem redirecionar a sua carreira. Assim, esta comunicação tem como objetivo, apresentar os três cursos de especialização pós-graduada criados por duas docentes do grupo disciplinar de Ciência da Informação do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Politécnico do Porto,como possíveis caminhos para uma especialização promovedora de perfis diferenciados ou para uma hipótese de alterar o caminho profissional até então traçado, de forma relativamente célere.A flexibilidade profissional, voluntária ou não, é uma realidade.Cumulativamenteverifica-se uma crescente consciencialização da importância da Informação para as organizações. A contextualização do trabalho do profissional de informação e a resposta às necessidades informacionais das organizações, transversais a qualquer organização, são um elemento essencial na formação deste profissional.A metodologia empregue baseia-se na revisão da literatura e na recolha e análise de evidências, através de questionário, seguindo, por isso uma abordagem mista: será usada uma combinação de técnicas quantitativas e qualitativas, permitindo melhores possibilidades analíticas.É convicção que a mudança de paradigma que subjaz à implementação efetiva dos princípios contidos na Declaração de Bolonha pressupõe uma adequação dos cursos à nova realidade profissional e social.De facto, a evolução da Ciência da Informação conduziu a um paradigma centrado no utilizador e no realce da importância do papel social do sucesso à informação para a formação de uma sociedade mais democrata e inclusiva. É agora certo que o profissional da informação deve basear-senasnecessidadeseinteressesdosutilizadorese,em simultâneo, deve sustentar a sua atividade na mediação da informação, ou seja, na construçãoeconsolidaçãodemecanismoseinstrumentosquepermitamaos utilizadoresapropriarem-sedainformaçãodequenecessitam,estimulandoe facilitando o acesso e o uso da informação. A formação dos profissionais e o aumento das suas competências em tecnologias de informação e da comunicação, é necessária para se atingir uma plenavalorização dainformaçãoenquanto fenómeno humano e social. Ao longo dos anos foram surgindo programas e projetos para a sensibilização, formação e adaptaçãodosprofissionaisdestaárea. O conjunto de ofertas formativas apresentadas permitem uma diversificação e/ou especialização de perfis complementando aquela proporcionada ao nível da licenciatura, alinhando-se com as variadas exigências do mercado de trabalhoe da transformação digital. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/draft | |
dc.identifier.slug | cv-prod-3304881 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/24454 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Ciência da Informação | |
dc.subject | Perfis Diversificados | |
dc.subject | Formações Especializadas | |
dc.subject | Transformação Digital | |
dc.title | Ciência da Informação: Perfis diversificados formações especializadas | en_US |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.title | Educación e Investigación en Ciencias de la Información y la documentación: escenarios y perspectivas - Encontro EDICIC Ibérico | en_US |
person.familyName | Carvalho | |
person.familyName | Martins | |
person.givenName | Milena | |
person.givenName | Susana | |
person.identifier.ciencia-id | 3A1A-8A16-8C78 | |
person.identifier.ciencia-id | B217-7348-6780 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1897-9686 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5282-1017 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57215715574 | |
rcaap.cv.cienciaid | 3A1A-8A16-8C78 | Milena Carla Lima de Carvalho | |
rcaap.rights | openAccess | en_US |
rcaap.type | conferenceObject | en_US |
relation.isAuthorOfPublication | 2e6bb32a-b130-4836-bbf7-88111dba7283 | |
relation.isAuthorOfPublication | 2918f49d-c462-4da9-8645-1f8cb4a3f562 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 2e6bb32a-b130-4836-bbf7-88111dba7283 |